Acompanhe as ações de incentivo à leitura da BPP durante a quarentena 18/06/2020 - 14:13

Fechada desde o dia 17 de março — seguindo a determinação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus —, a Biblioteca Pública do Paraná vem desenvolvendo uma série de iniciativas na internet durante o período de quarentena. As ações buscam promover o incentivo à leitura e reforçar a importância da literatura e das artes em geral nestes tempos de isolamento social, além de atender de forma remota o público dos projetos mantidos pela Seção Infantil da instituição. Conheça a seguir algumas dessas frentes de trabalho.

BPP Conta
O canal de contação de histórias da Biblioteca no Youtube traz conteúdos próprios, como a versão virtual do tradicional projeto Hora do Conteúdo, e gravados por parceiros — como o Coletivo Era Uma Vez, formado por escritores e ilustradores da literatura infantojunvenil de Curitiba. Nesta semana, a BPP Conta estreou a série de vídeos Lendas Brasileiras, produzida pelo grupo Cada Canto um Conto. Desenvolvidos com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do folclore nacional, os conteúdos são apresentados por meio das mais variadas técnicas de contação (teatro de sombras, fantoches, maquetes, etc.), para fazer com que o público se reconheça nas histórias. Em 2019, a equipe do projeto fez uma temporada de apresentações gratuitas na Biblioteca, que também incluíram atividades paralelas para estimular a participação do público e reforçar o conteúdo trabalhado. Assista aqui.

Jornal Cândido

Publicado mensalmente desde 2011, o jornal de literatura da BPP segue sendo produzido em versão online durante a quarentena. A edição mais recente, de número 106, destaca a obra da polonesa Olga Tokarczuk, mais recente vencedora do Nobel, e traz reflexões sobre a pandemia assinadas por escritores brasileiros. Acesse todas as edições do Cândido aqui.

Era Uma Zine

Concebido no formato de fanzine — ou seja, sem a estrutura formal de livros e periódicos —, a publicação digital voltada para o público infantil traz propostas de atividades e conteúdos sobre literatura, cultura e artes. A edição desta semana aborda o tema “Saberes das Plantas”. Baixe aqui.

Desafio Literário, Dica da Equipe, Onde Escrevo
A Biblioteca Pública ainda mantém um trabalho permanente de incentivo à leitura nas redes sociais. São posts com indicações de bibliotecas digitais e e-books gratuitos, além das séries Dica da Equipe (com sugestões de leitura dos próprios bibliotecários e funcionários da instituição) e Onde Escrevo (em que escritores e jornalistas do estado mostram seus locais de trabalho e leitura durante a quarentena). A novidade mais recente é o Desafio Literário BPP — que abrange diversos gêneros ficcionais e de não ficção, um diferente a cada semana. Para participar, o público deve enviar uma foto do livro que está lendo e explicar brevemente a importância da obra. A Biblioteca mantém contas no Facebook, Twitter e Instagram, todas com o endereço @bibliotecapr.

Cia da BPP

A recém-criada Companhia de Teatro da Biblioteca Pública continua desenvolvendo seus estudos à distância, com a colaboração de pareceristas que trabalham online com os atores e atrizes. Para participar do grupo, que busca novos integrantes, escreva para bppciateatro@bpp.pr.gov.br. Mais informações no Instagram e no canal do YouTube da Cia da BPP.