Biblioteca Afetiva

marcio andre

É difícil falar de um livro em especial. Todos os livros queridos formam, para mim, um único livro, começados e terminados uns dentro dos outros. Mas se é preciso, pesco assim a esmo o Poesía Vertical, do argentino Roberto Juarroz. Curiosamente, trata-se de uma longa obra dividida em poemas numerados dentro de quatorze livros numerados. Juarroz é um autor brilhante, que leva consigo a verve latino-americana da fabulação pelas ideias. Cada verso seu é a fundação do mundo segundo novas regras. Não são poemas para a vida, mas para reinventá-la. Foi com ele que aprendi que “a leitura do silêncio é a única durável”. Só é lamentável que ainda não haja traduções no Brasil.

Márcio-André é escritor, artista sonoro e visual radicado na Espanha. Publicou Intradoxos e Ensaios Radioativos, além de outros trabalhos traduzidos para mais de dez idiomas.


felipe pena
A saga da família Buendia, contada por Gabriel García Márquez no livro Cem anos de solidão, me marcou quando eu tinha 16 anos de idade. Nunca me esqueci dos personagens fantásticos, das paisagens e das metáforas políticas. Até hoje, tenho na memória a última frase do livro: “As estirpes condenadas a cem anos de solidão não têm uma segunda chance sobre a terra.” O Gabo me influenciou muito. E, junto com Saramago e Balzac, forma a minha tríade de autores favoritos.

Felipe Pena é doutor em Literatura pela Puc-Rio e autor de diversos livros na área do jornalismo. Também é autor do romance O marido perfeito mora ao lado. Vive no Rio de Janeiro (RJ).

zaclis veiga

Tenho um carinho afetivo especial por Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, a obra que nos insere no universo do Sítio do Pica Pau Amarelo. Fui alfabetizada com ele aos quatro anos e tenho lembranças ótimas dessa leitura: a cidade de Ponta Grossa, a escola, os livros espalhados pelo quarto. Minha mãe era daquelas bibliotecárias à moda antiga, que trazia muitos livros para casa, conhecia cada livro, cada canto da biblioteca. A minha infância toda foi marcada pela obra de Lobato, li todos os seus livros, e, quando tive meus filhos, eles também foram apresentados ao mundo de Lobato..

Zaclis Veiga é jornalista e professora universitária. É coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Vive em Curitiba (PR).

marcia
O domínio e a arrogância dos poderosos sobre os mais fracos são ricamente delineados por George Orwell em sua famosa fábula A revolução dos bichos (1944). Leitura surpreendente e vibrante, faz um paralelo entre a convivência e o poder opressor de animais ao regime totalitário da Rússia Soviética liderada por Joseph Stalin. O escritor, nascido na Índia, inglês por formação, não mediu esforços em evidenciar que podemos nos arriscar em mudar o tipo de sociedade, mas o homem não muda. Os animais em luta com os homens, acabaram semelhantes na truculência e na maldade humana. Atualíssimo em sua essência.

Márcia Gatti é chefe da Divisão de Periódicos da Biblioteca Pública do Paraná. Vive em Curitiba (PR).