Livro e Leitura

"Ler é resistir" é tema da 33ª Semana Literária Sesc

Parceira no evento, Biblioteca Pública do Paraná promove bate-papo com autores infantojuvenis


Thiago Lavado


Rubem Fonseca
Com homenagens às obras de Rubem  Fonseca e Domingos Pellegrini (Patrono da edição), a 33ª edição da Semana Literária Sesc terá inicio no próximo dia 15 setembro. Paralelamente acontece também a 12ª Feira do   Livro da UFPR. Uma tenda montada na praça Santos Andrade, no  centro de Curitiba, será palco das atividades do evento, que segue até o dia 20. A Semana também acontece em mais 20 cidades do interior, na mesma data.

O tema da Semana este ano é “Ler é resistir”, numa referência à questão de como lembrança de Rubem Fonseca, que sempre  trabalhou com o tema em sua ficção.

A conferência de abertura ficará a cargo do jornalista escritor Zuenir Ventura, autor de livros-reportagem (1968 — O ano que não terminou) e do romance Sagrada família. Na programação,  estão previstos bate-papos com Bernardo Kucinski, Ivan Angelo e Marcelo Yuka. Domingos Pellegrini, patrono da edição, participa de uma conversa com adolescentes no primeiro dia de evento. 

Nos dias 16 e 17, a Biblioteca Pública do Paraná promove bate-papos com as escritoras Índigo e Priscila  rado, voltados para o público infantojuvenil, entre 7 e 11 anos. As autoras vão conversar  com os pequenos leitores em três horários: às 14h, às 15h e às 15h30.

Outros nomes confirmados na  programação são também  os do chileno Hérnan Neira, Angélica Freitas, Rafael  Sica, Deonísio da Silva, Antonio Geraldo Figueiredo, João Paulo Cueca, Sérgio Rodrigues, Cleo Busatto e Rogério  Pereira. Também haverá oficinas de “Biografia”, com Josélia Aguiar, e “Jornalismo  Cultural”, com Alvaro Costa e Silva (o Marechal).

A Semana Literária contará com  mais de 30 estandes de expositores, como Livraria do Chain, Arte & Letra. As editoras Cosac Naify, Unicamp, Unesp e UFSC também participam.

Segundo a organização da Semana  Literária, cerca de 30 mil pessoas passaram pela evento em 2013. Este ano, a estimativa é que o número aumente em 10%. 

Semana

No interior

O evento também conta com uma ampla programação voltada outras 20 cidades do interior. Em 18 municípios  acontece a mesa-redonda temática “A violência por escrito”, debatendo com leitores a violência e a literatura.   aetano Galindo e Juliana Frank debatem em Guarapuava,  Ponta Grossa, União da Vitória e Paranaguá. O mesmo tema será debatido por Miguel Sanches Neto e Marcos Peres em  Pato Branco, Palmas e  Francisco Beltrão. Já as cidades de Apucarana, Londrina,  Jacarezinho, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina recebem os escritores Carlos Henrique Schroeder e Mário  Araújo. Raphael Montes e Simone Campos estarão em Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon. A programação  completa pode ser acessada no endereço sescpr.com.br/semanaliteraria.