Dalton e eu: O conto-haicai

Marçal Aquino

O paranaense Dalton Trevisan é um dos mestres do conto brasileiro contemporâneo, ao lado de Rubem Fonseca e Luiz Vilela. Mas, ao contrário dos dois mineiros, que expandiram sua prosa, incursionando de forma relevante pela novela e pelo romance, Dalton fincou seus marcos no território do conto, usando a linguagem para uma concentração radical de meios narrativos. Aqui, menos foi sempre mais. Como se buscasse o conto-haikai. Grandes escritores escrevem grandes livros; mestres, como Dalton Trevisan, criam vias de acesso a mundos onde podemos contemplar nossa patética condição.

Marçal Aquino é jornalista, roteirista e escritor. Entre suas principais obras estão O Invasor (2002), O Amor e outros objetos pontiagudos (1999) e os roteiros de Os Matadores e da série de TV Força Tarefa. Vive em São Paulo (SP).