Cândido - Nº 07 - Fevereiro 2012

Capa Cândido 07
A arte do fato
Com raízes no século XIX, o jornalismo literário ganhou novo fôlego no país na última década

 
Nesta Edição:
  
Editorial

Biblioteca Afetiva

Humor
Um escritor na Biblioteca: Sérgio Sant’Anna
Oitavo convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, o autor do clássico A senhorita Simpson fala sobre sua predileção pelas narrativas breves e como concebeu O livro de Praga, seu mais recente trabalho, ganhador do prêmio Clarice Lispector em 2011.

Cândido, 133: Paraná em revista , por Daniel Zanella
Publicações paranaenses ajudaram a contar a história do Estado ao longo do século XX .

Entrevista: Eliane Brum , por Felipe Kryminice e Luiz Rebinski Junior
Depois de 20 anos escutando histórias reais, Eliane Brum, a jornalista mais premiada do país, dá vazão a outras vozes em seu primeiro romance .

Capa: Jornalismo Literário
Literatura sem invenção , por Sergio Vilas-Boas
Especialista no assunto, Sergio Vilas-Boas aborda a revalorização do Jornalismo Literário e chama atenção para a importância das reportagens narrativas como extensão dos noticiários .
A década de Capote , por Luiz Rebinski Junior
Depois de sua morte, há mais de 25 anos, o escritor Truman Capote e sua obra voltaram à moda na última década, impulsionados pelo cinema e pela revalorização do Jornalismo Literário .
Viagens ao coração da América, da Redação.

Mercado Editorial: O poder das capas , por Guilherme Sobota
Mais do que simples detalhes, capas e projetos gráficos são objeto de fetiche para muitos leitores e podem determinar o sucesso de um livro .

Perfil do Leitor: Fernando Klüppel - Salvo por Robinson Crusoé , por Irinêo Baptista Netto
Como o clássico de Daniel Defoe sobre um náufrago em uma ilha deserta mostrou as engrenagens da vida para um menino de 9 anos .

Conto: O que será que se passa na cabeça de um sujeito nessas condições?
André Sant’Anna é escritor, músico, roteirista de televisão e redator publicitário. Autor da trilogia Amor (1998), Sexo e Amizade (1999), O paraíso é bem bacana (2006) e Inverdades (2009). Vive em São Paulo (SP).

Retrato de um artista : Charles Bukowski , por Rômolo D’Hipólito
Rômolo D’Hipólito é ilustrador e designer gráfico. Já teve trabalhos publicados na Gazeta do Povo e premiados pela Folha de S. Paulo. Vive em São Paulo (SP).

Poesia: Jussara Salazar
Jussara Salazar é poeta e autora dos livros Inscritos da casa de Alice (1999), Baobá — Poemas de Leticia Volpi (2002), Natália (2004) e Carpideiras (2011), contemplado pela Bolsa Funarte de Criação Literária em 2009. Vive em Curitiba (PR).

 
Download desta Edição (Arquivo PDF)