Programação Cultural

Projeto Música na Biblioteca está de volta reformulado 

          Kraw Penas
kraw penas


Da Redação

De volta após um período de reformulação, o projeto Música na Biblioteca reestreou no último dia 12, com um espetáculo do grupo curitibano Perla Flamenca. Criada em 2012, a iniciativa tem o objetivo de colocar artistas locais de todos os estilos em contato direto com o público. Os shows são gratuitos e acontecem quinzenalmente no hall térreo da BPP — por onde passam, todos os dias, 2,5 mil pessoas.

Segundo o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, o projeto é mais uma das várias frentes de trabalho desenvolvidas na instituição em seu processo de modernização, iniciado há seis anos. “A BPP está cumprindo o papel das bibliotecas modernas, que é atuar além do empréstimo de livros e apostar na multiplicidade. Hoje também abrimos espaço para cinema, teatro, dança, contação de histórias, oficinas. E a música não poderia ficar de fora desse leque de opções que oferecemos”, diz.

Já participaram do Música na Biblioteca nomes variados da cena curitibana, como Glauco Solter, Ana Cascardo, Charme Chulo, Jump Jazz, Luiz Felipe Leprevost e Murillo da Rós, entre outros. A cantora Alexandra Scotti, que se apresentou em 2012, destaca a importância do projeto em sua trajetória artística. “Estreei o meu show Tributo a Gal Costa na Biblioteca e tive certeza de que o repertório era viável depois de sentir a reação das pessoas”, lembra. 

Radicados em Curitiba há 10 anos, Miri Galeano “Perlita” e Jony Gonçalves, bailarina e guitarrista do Perla Flamenca, acreditam que o show na BPP vai abrir novas portas para o grupo. “Já participamos de vários projetos na cidade e até trouxemos artistas internacionais para se apresentar com a gente. Mas o Música na Biblioteca nos deu uma divulgação e visibilidade que nunca tivemos aqui”, afirma Gonçalves.

O projeto tem curadoria da equipe da Divisão de Difusão Cultural da BPP — responsável por iniciativas como as Oficinas de Criação Literária, a série de encontros Um Escritor na Biblioteca e o Prêmio Paraná de Literatura, além de toda a comunicação e produção editorial da instituição (incluindo o Cândido). Os artistas interessados em participar do Música na Biblioteca podem enviar propostas para o e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br.

Serviço:
Música na Biblioteca 
Shows a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras, no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba)
Acompanhe a programação no site ou nas redes sociais da BPP 
Mais informações: (41) 3221-4911 | Entrada franca