Programação Cultural

BPP promove bate-papos e oficinas com autores brasileiros

Até dezembro, um time variado de escritores ministra cursos e participa do projeto Um escritor na Biblioteca 

João Lucas Dusi

Ao longo de 2017, a Biblioteca Pública do Paraná realiza uma intensa programação cultural. Ao todo, estão programados 10 encontros do projeto Um escritor na Biblioteca e oito Oficinas de Criação Literária e Ilustração. 

Os bate-papos da série Um escritor na Biblioteca tiveram início com os escritores Ruy Castro (março) e Paulo Venturelli (abril). Os encontros seguem até dezembro e vão reunir grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. A seleção dos convidados conta com cronistas (Xico Sá), jornalistas (Zuenir Ventura), biógrafos (Lira Neto) e romancistas (Ana Miranda). Além de mesclar jovens autores (Daniel Galera) e vozes mais experientes (Marina Colasanti).

Criado nos anos 1980, o projeto traz ao auditório da Biblioteca autores brasileiros para bate-papos sobre suas carreiras e obras. Após hiato de mais de duas décadas, o evento foi retomado em 2011. Desde então, mais de 40 autores já conversaram com os leitores da Biblioteca. A programação é mensal e gratuita. As conversas são gravadas e publicadas no Cândido. Posteriormente também são reunidas em livro.

Oficinas
A variedade de nomes e temas também é a tônica da programação das Oficinas de Criação Literária e Ilustração. O primeiro curso acontece de 15 a 17 de maio, com o romancista Luiz Antonio de Assis Brasil. O prosador gaúcho irá discutir os elementos básicos da narrativa ficcional (conto, novela e romance). 

Haverá ainda oficinas de crônica (Joaquim Ferreira dos Santos), romance (Reinaldo Moraes), conto (Nelson de Oliveira) e poesia (Paulo Henriques Britto), entre outros gêneros.

Os cursos promovidos pela BPP são gratuitos e buscam aliar teoria e prática à experiência dos convidados, colocando o público em contato com diversos gêneros sob a perspectiva dos principais autores da literatura brasileira contemporânea. 

Um escritor na biblioteca

Maio, dia 16 — Fabrício Carpinejar 
Junho, dia 29 — Zuenir Ventura 
Julho, dia 11 — Ana Miranda 
Agosto, dia 1º — José Luiz Passos 
Setembro, dia 12 — Lira Neto
Outubro, dia 10 — Marina Colasanti 
Novembro, dia 7 — Paulo Lins 
Dezembro, dia 5 — Daniel Galera

Oficinas de criação

Maio — Narrativas, com Assis Brasil 
Junho — Romance, com Reinaldo Moraes 
Julho — Poesia, com Paulo Henriques Britto 
Agosto — Ilustração editorial, com Samuel Casal
Setembro — Conto, com Nelson de Oliveira 
Outubro — Crônica, com Joaquim Ferreira dos Santos 
Novembro — Tradução, com Rubens Fiegueiredo 
Dezembro — Ilustração, com Roger Mello