Programação

Biblioteca realiza a sua primeira Festa Literária

Da redação

D e 23 a 28 de outubro, a Biblioteca Pública do Paraná realiza a sua primeira Festa Literária. O evento conta com a presença de mais de 20 escritores, que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Haverá exibição de longas-metragens (de adaptações de obras literárias), apresentações musicais, teatrais e oficinas. O homenageado é o escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007). O curador da Festa Literária é o escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos. Todas as atividades são gratuitas.

A multiplicidade de linguagens, uma das marcas do evento, se evidencia na homenagem a Manoel Carlos Karam, catarinense que se radicou em Curitiba, onde produziu uma obra literária ousada. No dia 27 de outubro, o projeto Mesmas Coisas vai apresentar "A Serenata", com direção de Nadja Naira, montagem inspirada no legado do autor. Atores e atrizes da Cia Teatro do Urubu vão ler textos de Karam durante a semana, de manhã e de tarde, em salas e espaços da BPP. E, no dia 25, às 16h, acontece na Arena BPP, novo espaço no Hall Térreo, um bate-papo e o lançamento de Experimentais, livro editado pelo selo Biblioteca Paraná com adaptações em formato de HQ de obras de Valêncio Xavier, Wilson Bueno, Jamil Snege e Karam.

Divulgação
mc

O projeto Mesmas Coisas vai encenar "A Serenata", com direção de Nadja Naira.

Entre os destaques da programação, há uma palestra sobre leitura com Regina Zilberman e um bate-papo com Raimundo Carrero, que celebra os seus 70 anos, respectivamente, nos dias 23 e 25 de outubro, a partir das 19h30, no auditório. O grupo Alma Síria, Guilherme Gontijo Flores (e Pecora Loca) e Aline Morena Trio se apresentam, respectivamente, nos dias 23, 25 e 26 de outubro, ao meio-dia, no hall térreo. Os filmes Budapeste e Hotel Atlântico, adaptações de obras de, respectivamente, Chico Buarque e João Gilberto Noll, serão exibidos no auditório — o primeiro no dia 24 de outubro e o segundo na quinta-feira, 26, ambos às 16h30.

O diretor da BPP, Rogério Pereira, observa que esta é a primeira festa literária realizada por uma biblioteca brasileira. “A Biblioteca Pública do Paraná já apresenta uma ampla programação cultural, mas este ano decidimos intensificar as atividades entre 23 e 28 de outubro, período denominado Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Cada vez mais, a BPP se afirma, de fato, como um centro cultural”, diz Pereira. O curador da Festa Literária, Marcio Renato dos Santos, acrescenta que o evento reúne nomes do Paraná e de outros Estados, com a finalidade de oferecer ao público uma programação eclética e multicultural: “E vamos celebrar o legado do Karam e os 70 anos do Carrero!”. 

A programação completa está disponível no site e na redes sociais da BPP.