Prêmio Paraná 2013

Prêmio Paraná de Literatura 2013 divulga comissão julgadora

Alberto Mussa, Eucanaã Ferraz, Raimundo Carrero e Rodrigo Garcia Lopes estão entre os jurados da segunda edição do concurso promovido pela Biblioteca Pública

Da redação

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) divulgou a relação dos integrantes da comissão julgadora do Prêmio Paraná de Literatura 2013. Alberto Mussa, Leyla Perrone-Moisés e Luís Augusto Fischer são os jurados da categoria Romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Raimundo Carrero, Beatriz Resende e Charles Kiefer escolhem o melhor livro de contos (prêmio Newton Sampaio). Eucanaã Ferraz, Rodrigo Garcia Lopes e Alberto Martins analisam as obras de poesia (prêmio Helena Kolody). A comissão é presidida por Rogério Pereira, diretor da BPP.

“Buscamos, novamente, compor um quadro de jurados inquestionável. A seleção é feita com muito cuidado, pois um dos pilares do concurso é justamente a credibilidade da comissão. Convidamos escritores, críticos e acadêmicos consagrados e que já participaram de outras comissões”, diz Pereira.
Na primeira edição do prêmio, realizada em 2012, a comissão foi composta por Marçal Aquino, Rodrigo Lacerda, Caetano Galindo, Heloisa Buarque de Hollanda, Miguel Sanches Neto, Antonio Carlos Secchin, José Castello, João Cezar de Castro Rocha e Luiz Ruffato. Os autores vencedores foram Alexandre Vidal Porto (Sergio Y vai à América, romance), José Roberto Torero (Papis et circensis, contos) e Lila Maia (As maçãs de antes, poesia).

O Prêmio Paraná de Literatura 2013 vai selecionar livros inéditos de autores de todo o País. O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública do Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seu livro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de julho. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O edital do concurso está disponível nos sites da BPP (bpp.pr.gov.br) e da Secretaria da Cultura do Paraná (cultura.pr.gov.br).

CONHEÇA OS JURADOS

Romance (prêmio Manoel Carlos Karam)


Alberto Mussa — Escritor, tradutor. Publicou os romances Elegbara, O movimento pendular e Meu destino é ser onça, entre outros.


Leyla Perrone-Moisés — Crítica literária, professora da USP. Escreveu obras como O novo romance francês e Falência da crítica.

Luís Augusto Fischer — Crítico, professor da UFRGS. É autor de Machado e Borges – e outros ensaios sobre Machado de Assis, entre outros livros.

Contos (prêmio Newton Sampaio)


Raimundo Carrero — Jornalista e escritor. Escreveu 21 livros, entre eles Maçã agreste e A minha alma é irmã de Deus.


Beatriz Resende — Professora, pesquisadora, crítica literária e ensaísta. Publicou obras como Cronistas do Rio e Apontamentos de crítica cultural.

Charles Kiefer — Escritor e professor da PUCRS. Tem mais de 30 livros editados, entre eles três vencedores do Prêmio Jabuti (O pêndulo do relógio, Um outro olhar e Antologia pessoal)

Poesia (prêmio Helena Kolody)


Eucanaã Ferraz — Poeta, professor e ensaísta. Escreveu, entre outros, Cinemateca, Rua do mundo e Desassombro. Organizou antologias de Caetano Veloso e Vinicius de Moraes.

Rodrigo Garcia Lopes — Poeta, tradutor, compositor e músico. Lançou sete livros e dois CDs.

Alberto Martins — Poeta, editor e artista plástico. Publicou, entre outros, Em trânsito e Cais.