Notas da Província

Litercultura volta em agosto

Valter Hugo Mâe

A segunda fase do festival literário Litercultura em 2014 terá início na primeira quinta-feira de agosto (7) com a presença do escritor português Valter Hugo Mãe. Um dos mais cultuados autores da língua portuguesa atualmente, Mãe vem a Curitiba falar de seu mais recente livro livro, A desumanização, um romance que se passa no oeste dos fiordes islandeses, um lugar onde o sonho e o pesadelo se confundem. O evento acontece na Capela Santa Maria, na rua Conselheiro Laurindo, número 273, às 19h. O Litercultura está na sua segunda edição, agora dividido em capítulos. O primeiro deles, realizado em maio, trouxe à Curitiba uma discussão sobre futebol e literatura, com a presença do jornalista Geneton Moraes e do escritor Sérgio Rodrigues. O festival estreou em 2013 com uma conferência com J. M. Coetzee, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura.

 

Paranaenses disputam o Portugal Telecom

Cinco autores paranaenses ou radicados no Estado seguem na disputa pelo Prêmio Portugal Telecom. Na categoria Conto/Crônica, foram classificados Luís Henrique Pellanda, com Asa de sereia, e Cristovão Tezza, com Um operário em férias. Na Poesia, outros dois autores concorrem: Rodrigo Garcia Lopes, com Estúdio realidade, e Guilherme Gontijo Flores, com Brasa enganosa. No gênero romance, Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná, concorre com Na escuridão, amanhã. Ao todo, 64 livros foram selecionados para a semifinal do Prêmio. Na próxima fase, 12 autores vão para a final, sendo quatro por categoria. Os vencedores ganham R$ 50 mil e concorrem, entre si, ao Grande Prêmio Portugal Telecom, cujo vencedor leva outros R$ 50 mil. Em 2013, os vencedores foram Eucanãa Ferraz, com o livro Sentimental (Poesia); Cíntia Moscovich, com Essa coisa brilhante que é a chuva (Conto/ Crônica); e José Luiz dos Passos, com O sonâmbulo amador (Romance), que também foi o vencedor do Grande Prêmio.


Contos da Lama

A revista Lama, dedicada à literatura pulp, acaba de publicar seu primeiro livro. Lama — Antologia I traz uma coleção dos contos publicados no site da revista entre dezembro de 2011 e outubro de 2012. A organização da coletânea é do editor Fabiano Vianna. No site da revista, as histórias são publicadas sempre de forma colaborativa, em parcerias entre escritores, fotógrafos, ilustradores e cineastas. O livro sai pela editora Máquina de escrever.