Fotografia | Eduardo Macarios

Passado e presente

A atual sede da Biblioteca Pública do Paraná, inaugurada em 1954 e tombada pelo Patrimônio Cultural em 2003, acaba de passar por um intenso processo de modernização, que durou oito anos. Projetada pelo arquiteto Manoel Coelho, a revitalização geral do prédio histórico incluiu desde a pintura até o mobiliário, passando pela iluminação, cantina dos funcionários e a instalação de um café — uma demanda antiga dos usuários.

Apesar da modernização, a Biblioteca Pública de 2019 conserva muito de sua essência original. Esse contraste harmonioso entre o antigo e o novo é um dos motes de Por dentro da Biblioteca, série de imagens produzidas pelo fotógrafo Eduardo Macarios para comemorar o 162º aniversário da instituição — ocorrido no último dia 7 de março. Frequentador do espaço desde a infância, ele se diz interessado pelas marcas e vestígios deixados por leitores e funcionários no dia a dia da BPP, ao longo de todos esses anos.

Outro eixo explorado por Macarios é o projeto arquitetônico do interior do prédio, especialmente a iluminação, as escadas, os mezaninos das salas de leitura e a organização dos espaços de forma geral. “Quis mostrar imagens menos óbvias da Biblioteca, que já é bastante conhecida pela sua ‘casca’, pelo seu exterior. Ainda que a BPP faça parte da minha memória afetiva, não me canso de encontrar elementos novos em seus corredores. É um olhar que parece nunca se esgotar”, afirma. 

1


2


3


4


5


6


7