Curtas da BPP

“Um Escritor na Biblioteca” 2013 abre com Ignácio de Loyola Brandão

IGNACIO
O escritor paulista Ignácio de Loyola Brandão é o convidado do primeiro encontro do projeto “Um Escritor na Biblioteca” em 2013. O bate-papo acontece em 3 de abril, às 19h, no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. Loyola Brandão publicou mais de 40 livros, dentre os quais Não verás país nenhum, Zero e Bebel que a cidade comeu.

Um dos mais importantes escritores brasileiros, o autor recebeu o prêmio Jabuti duas vezes. Vários de seus livros foram traduzidos para outras línguas, entre elas o italiano, inglês e alemão. Atualmente, Loyola Brandão é cronista no jornal O Estado de São Paulo.

O projeto “Um Escritor na Biblioteca” foi retomado em 2011 e já contou com a presença quase 20 autores. A programação ainda conta com a presença de Roberto Gomes (maio), Ronaldo Correia de Brito (junho), Bernardo Carvalho (julho), Michel Laub (agosto), Marcelo Backs (setembro), Paulo Scott (outubro), Luci Collin (novembro) Alice Ruiz (dezembro).


Revista Helena desvenda colonização do Oeste e Sudoeste paranaense


A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec) lança neste mês a terceira edição da revista de história e cultura Helena. Depois de retratar as peculiaridades do Norte paranaense, a publicação se dedica ao Oeste e ao Sudoeste do Estado, resgatando as memórias de figuras importantes para o desenvolvimento dessas regiões. Formada por escritores, acadêmicos, jornalistas, fotógrafos e artistas gráficos, a equipe de colaboradores registra os mais diversos aspectos da civilização formada às margens do Rio Paraná. Nomes como Domingos Meirelles, Paulo Markun, Aluísio Palmar, Sérgio Sade e Caco Galhardo participam da edição. A nova Helena traz artigos sobre a questão indígena, os conflitos políticos e agrários que marcaram a colonização do Oeste, a transformação de Foz do Iguaçu em polo de consumo e o multiliguismo na Tríplice Fronteira, entre outros temas. Destaque também para um painel fotográfico e poético sobre Sete Quedas. Com tiragem de 5 mil exemplares, a revista tem distribuição gratuita e é dirigida a bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil.


Internet na BPP

Já está disponível a rede wireless de acesso à internet da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Usuários e funcionários podem conectar computadores, tablets e celulares ao sistema sem fio gratuitamente. A infraestrutura da rede é composta por 30 rádios (roteadores) dispostos em todos os pisos do prédio. Para se cadastrar e receber uma senha de acesso, o usuário deve comparecer ao Balcão de Informações, no hall térreo, portando seu RG. O código é válido por 24 horas, a partir do momento do cadastro. O registro pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas, e aos sábados, das 9h às 12h30. Entre as 18h e as 19h30, em dias úteis, o cadastro é realizado na Seção de Circulação e Empréstimo, no setor de Inscrição de Usuários.