Curtas da BPP

Eve Ferretti

Segue em cartaz até 30 de julho, no Hall Térreo da Biblioteca Pública do Paraná, a exposição da artista Eve Ferretti. A entrada é gratuita. A mostra reúne, entre outros trabalhos da autora, originais e reproduções em telas de pinturas, como as ilustrações produzidas para o livro Moscas e outras memórias, escrito por Eve em parceria com Fabiola Werlang. A exposição integra as atividades do projeto Agentes de Leitura do Paraná. Formada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eve também estudou pintura clássica e desenho. Em 2010, fez sua estreia como escritora ao publicar o infantojuvenil A menina que organizava. Seu primeiro curta metragem — realizado a partir da técnica de animação stopmotion — The old lady, foi exibido em vários festivais internacionais. 

    Divulgação 
jhu

Festa na Mário Lobo

A Biblioteca Pública Mário Lobo, em Paranaguá, completa três anos neste mês. Primeira sucursal da Biblioteca Pública do Paraná no Estado, a BPML foi instalada em um edifício histórico, que até 2007 abrigava a Santa Casa da cidade. O novo espaço recebeu um acervo de 10 mil volumes, que inclui livros de Literatura, Artes Visuais, História e Geografia, entre outras aéreas do conhecimento. O prédio foi completamente reformado, ganhou mobiliário, equipamentos para informática, auditório e espaço para exposições.

    Kraw Penas
hg

Festa na Mário 2

Para comemorar a data, uma programação especial será realizada entre 25 e 30 de julho, na própria Biblioteca Mário Lobo. Todos os eventos têm entrada gratuita. Um dos destaques é o bate-papo entre os escritores Marcio Renato dos Santos e Guido Viaro, que vão falar sobre o conto e o romance paranaense, além de comentar sobre suas próprias obras. O encontro acontece no dia 25, às 19h30. Já no dia 28, no mesmo horário, Paulo Venturelli (foto) fala sobre sua trajetória como escritor e leitor de ficção. Professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lecionou por mais de três décadas, ele é autor de dezenas de livros, em diversos gêneros, como romance, conto e infantojuvenil. Entre os dias 25 e 28, o grupo de contação de histórias da BPP, “Era uma vez”, também se apresenta. Mais informações pelo telefone (41) 3221-4974.
      Kraw Penas
mk


Uma Noite na Biblioteca

A Biblioteca Pública do Paraná realiza no dia 16 de julho a 9ª edição do projeto “Uma Noite na Biblioteca”, evento destinado a crianças de 7 a 13 anos. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3221- 4980 — vagas limitadas. A programação começa às 17h do sábado (16) e termina na manhã de domingo (17). Durante a noite, são realizadas atividades culturais, como dança, música, teatro, oficinas e gincanas.


Agentes de leitura

Entre 28 e 30 de julho, a Secretaria de Estado da Cultura (Seec) realiza o encerramento da primeira fase do projeto Agentes de Leitura do Paraná. O evento acontece na Biblioteca Pública do Paraná e contará com a presença da consagrada escritora Ana Maria Machado (foto), que faz a conferência de abertura no dia 28, às 10h30, no auditório Paul Garfunkel. No mesmo dia, às 14h, os escritores Ricardo Azevedo, Eve Ferreti e Márcia Széliga debatem a relação entre ilustração e texto na literatura infantil. O escritor João Anzanello Carrascoza ministra a palestra de encerramento, no dia 30, às 10h30. Ele fala sobre “mídia e novos leitores”. Os encontros são gratuitos. O projeto Agentes de Leitura do Paraná tem como objetivo facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. Ao longo de três meses, 60 agentes realizaram atividades de contação de histórias, rodas de leitura, oficinas de poesia, entre outras ações, em quatro cidades do Estado: Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais. Mais informações sobre a programação do evento no site www.cultura.pr.gov.br.