Curtas da BPP


Aventuras Literárias com Fernanda Salgueiro

Dia 17 de junho, a escritora Fernanda Salgueiro participa do projeto “Aventuras Literárias” no auditório Paul Garfunkel, a partir das 14h30, com entrada franca. Recentemente, ela autografou, na BPP, Fada de botas e o menino adormecido, o segundo livro do projeto “Fada de botas”, que a autora idealizou com a finalidade de incentivar a leitura. Mais informações (41) 3221-4980.

 


gdf



Uma Noite na Biblioteca

A Biblioteca Pública do Paraná realiza no dia 16 de julho a nona edição do projeto “Uma Noite na Biblioteca”, acantonamento destinado a crianças de 7 a 13 anos. A inscrição é gratuita e deve ser feita diretamente na Seção Infantil da BPP — o número de vagas é limitado. Mais informações pelo telefone (41) 3221-4980.

Notas da Província


Pesquisa revela que brasileiros leem (um pouco) mais

A mais recente pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em junho, informa que 104,7 milhões de brasileiros (ou seja, 56% da população acima dos 5 anos) leram ao menos trechos de um livro nos últimos três meses. Em 2011, quando foi realizada a edição anterior da pesquisa, o índice era de 50%. A pesquisa ainda aponta que houve aumento nos índices de leitura per capita. Em 2011, um brasileiro lia quatro livros por ano, já em 2015 o índice chegou a 4,96. Os resultados e outras informações da pesquisa podem ser conferidos no site do Instituto Pró-Livro: http://prolivro.org.br/home

Exposição no CJAP

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), situado na Rua Mateus Leme, 56, no São Francisco, em Curitiba, segue até 19 de junho com a mostra coletiva “Museus e paisagens culturais: o Brasil na palma das nossas mãos”, que reúne a produção de alunos da Escola Bilíngue para Surdos da Associação de Pais e Amigos de Surdos (APÁS). A exposição também terá apresentação na língua brasileira de sinais (Libras). A entrada é gratuita. Mais informações (41) 3323-5643 e/ou 3223-3805.

hyh


Fotoclubismo no MON

Em cartaz na Sala 3 do Museu Oscar Niemeyer (MON) a mostra “Moderna para sempre — Fotografia modernista brasileira na Coleção Itaú Cultural”. A exposição apresenta ao público um conjunto de 132 obras de 31 artistas que pertenceram ao movimento fotoclubista brasileiro, lançado no final da década de 1930. José Yalenti, José Oiticica Filho, Geraldo de Barros, Marcel Giró, Thomaz Farkas, German Lorca, Ademar Manarini e Paulo Pires são alguns dos fotógrafos que têm trabalhos nesta coletiva. A exposição, parceria do MON com o Itaú Cultural, segue até 24 de julho. Situado na Rua Marechal Hermes 999, no Centro Cívico, em Curitiba, o MON funciona de 3.ª a domingo das 10h às 18h — o ingresso custa R$ 12 e a meia-entrada sai por R$ 6. Mais informações (41) 3350-4400.

trtrtr


Blog de crítica literária

O escritor e jornalista Sérgio Tavares [foto] colocou no ar um blog totalmente dedicado à crítica literária. Trata-se de A Nova Crítica: anovacritica. wordpress.com. No endereço virtual, Tavares publica as resenhas que escreve a respeito de lançamentos do mercado editorial. Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2009 com o livro de contos Cavala, ele colabora com os site os São Paulo Review e Homo Literatus e  é colunista do jornal Diário do Norte do Paraná, de Maringá, e da Gazeta Niteroiense, de Niterói (RJ), onde vive.

gyg