Curtas da BPP

Semana do Sesc

rubem

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) será novamente parceira da Semana Literária do Sesc. A 33ª edição do evento acontece entre 15 e 20 desetembro, em Curitiba (Praça Santos  Andrade) e, simultaneamente, em mais 20 cidades do interior. A semana terá como tema “Ler é resistir”, fazendo referência ao problema da violência. O autor homenageado será Rubem Fonseca e o patrono Domingos Pellegrini. A BPP terá uma programação voltada ao público infantojuvenil, com a participação de  escritores e contação de histórias. No dia 16 (terça-feira), a escritora paulista Índigo bate-papo com o público infantil. Já na quarta-feira, quem conversa com as crianças é autora Priscila Prado. O encontros acontecem em três horários, 14h, 15h e 15h30. Em Curitiba, Zuenir Ventura será o responsável pela conferência  de abertura, no dia 15. Estão confirmados outros nomes, como Marcelo Yuka e Bernardo Kucinski.

“Um Escritor na Biblioteca” em vídeo


Estão disponíveis, no site da Biblioteca Pública do Paraná (www.bpp. pr.gov.br), os vídeos com o conteúdo do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. As entrevistas foram gravadas, pela E-Paraná, a partir de 2011, quando o bate-papo foi retomado, após um hiato de mais de 25 anos. Desde então, mais de 30 autores já participaram do projeto. Além de cobrir a vida a carreira dos escritores, sua visão de mundo e suas motivações, as entrevistas funcionam como um mosaico das principais tendências da literatura brasileira nas últimas três décadas. Os autores também são instigados a falar sobre a relação que mantêm com livros e bibliotecas. Marçal Aquino, Milton Hatoum, Reinaldo Moraes e Luci Collin são alguns escritores que já participaram do bate-papo.


Semana de Leitura Inclusiva

Entre 25 e 29 de agosto, seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná promove a Semana de Leitura Inclusiva “Ler, Incluir e Transformar”. O evento tem como objetivo o incentivo da leitura e a inclusão social de pessoas que tenham algum tipo de deficiência. O projeto parte inicialmente da Fundação Dorina Nowill Para Cegos de São Paulo e acontece pela primeira vez em Curitiba. Entre as atividades previstas, estão exibições de filmes, encenações teatrais, palestras e oficinas. A entrada é franca e para participar é necessário realizar a inscrição através do e-mail inscrição braille@bpp.pr.gov.br ou fazer a inscrição no local no dia do evento. A programação completa pode ser conferida, a partir de 25 de agosto, no endereço www.sescpr.com.br/semanaliteraria.