Aniversário BPP

Reforma e programação especial marcam os 160 anos da Biblioteca

Primeira parte da reformulação do prédio histórico foi concluída e uma nova etapa está prevista para o segundo semestre 

Da Redação 

                                                                                                                           Foto: Kraw Penas
Entrega reforma

O governador Beto Richa entregou no dia 16 de março a primeira etapa da reforma do prédio da Biblioteca.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) completou 160 anos no último dia 7 de março com uma programação especial. As atividades tiveram início com a abertura da exposição Retrato de um Artista, que reúne ilustrações publicadas no Cândido. À tarde, o grupo Hélio Brandão Trio tocou clássicos do jazz e da MPB no hall térreo. O jornalista e biógrafo Ruy Castro fechou a programação fazendo a abertura da temporada 2017 do projeto Um Escritor na Biblioteca (leia entrevista aqui).

No dia 16 de março, foi entregue oficialmente a primeira etapa da reforma do prédio histórico da Biblioteca, iniciada em novembro de 2016 e com custo de R$ 2,1 milhões. Concebido pelo arquiteto Manoel Coelho e viabilizado com recursos da Renault, o projeto incluiu a reformulação total do auditório, banheiros, guarda-volumes, hall do segundo andar (que ganhou novo mobiliário) e a seção de empréstimos (remanejada para dar lugar a um café), entre outros espaços.

A solenidade contou com a presença do governador Beto Richa, do Secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, do diretor da Biblioteca Pública, Rogério Pereira, e do vice-presidente da Renault, Allan Tissier. Na ocasião, o governador anunciou a liberação de novos recursos para a continuação da reforma. 

Nova BPP
Nova BPP

Nova BPP
Nova BPP


Modernização
Criada em 1857, a Biblioteca Pública trocou de sede 12 vezes até ser transferida para o prédio de número 133 da Rua Cândido Lopes, no centro de Curitiba — onde está instalada desde 1954. A partir de 2011, a instituição iniciou um intenso processo de reformulação, com os objetivos de melhorar as instalações, aperfeiçoar o atendimento e ampliar os serviços oferecidos. As mudanças transformaram a BPP em um verdadeiro espaço de artes e convivência, por onde passam, diariamente, cerca de 2,5 mil pessoas. 

“Com as obras de modernização, teremos uma biblioteca ainda mais preparada para receber a população paranaense e continuar seu trabalho de excelência no atendimento ao público”, afirma o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. 

Retrato de um Artista 

Retrato de um artista

Com obras de 20 ilustradores brasileiros, o livro e a mostra Retrato de um Artista resgatam trabalhos produzidos originalmente para a seção homônima do Cândido. São 30 desenhos de escritores consagrados da literatura nacional e mundial (de Miguel de Cervantes a Ernest Hemingway, passando por Mário de Andrade, Hilda Hilst, Dalton Trevisan), assinados por nomes como Allan Sieber, Bennet, André Ducci e Pedro Franz, entre outros. O evento também marca o lançamento de um livro com as ilustrações, editado pelo selo Biblioteca Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura.