Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Notícias

10/11/2013

Maratona cultural reúne 50 crianças na BPP durante Virada

Quinta edição do projeto “Uma Noite na Biblioteca” tem programação intensa durante a madrugada, com sarau, gincanas e balada infantil


Cinquenta crianças, com idades que variam de 7 a 13 anos, participaram de uma maratona cultural na Biblioteca Pública do Paraná durante a “Corrente Cultural de Curitiba”. Entre as 17h de sábado (9) e as 8h de domingo (10) as crianças protagonizaram a 5ª edição do projeto “Uma Noite na Biblioteca”, cuja programação incluiu teatro de bonecos, música, sarau e gincanas. O evento também aconteceu, simultaneamente, em Campina Grande do Sul, na Biblioteca Pública Municipal Vereador Artur Alves Cordeiro. “Com esta edição, consolidamos de modo definitivo o projeto, que este ano teve duas edições. É um iniciativa que deu certo e foi acolhida pelo público”, disse Rogério Pereira, diretor da Biblioteca.

O Coral Infantojuvenil da BPP abriu a programação apresentando um repertório em homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes. Logo em seguida, as crianças assistiram ao espetáculo de teatro de bonecos “O Padeiro e o Diabo”. “Nosso objetivo agora é levar a ideia para o interior do estado, pois temos recebido muitos pedidos para que o evento seja estendido a outras cidades, como este ano ocorreu com Campina Grande do Sul”, explica Vilma Gural Nascimento, assessora técnica da direção da BPP.
desenhos viradaCrianças pintam em uma das atividades da quinta edição do projeto "Uma Noite na Biblioteca.

Pela primeira vez participando do evento, a estudante Rachell Teixeira, de 11 anos, ficou empolgada com as primeiras atividades da noite, em especial com a montagem de um quebra-cabeça de mapas do Paraná, na sala da Divisão Paranaense. Rachel contou que aprendeu sobre as regiões do Estado, do Oeste ao Sul, durante a atividade. “Ano passado, tentei participar, mas as vagas estavam esgotadas. Gostei muito de estar aqui”, afirmou a estudante do 6.º ano do ensino fundamental.

Já Fernanda de Brito Portela, de 13 anos, participou pelo segundo ano consecutivo do projeto. “Este projeto é maravilhoso. Aqui, todas as áreas do conhecimento estão conectadas. Tem atividade com música, com teatro e livros. Isso abre os horizontes”, comentou Fernanda.

fernandaA estudante Fernanda de Brito Portela, de 13 anos, que participou pelo segundo ano consecutivo do projeto.
                                                                   
Madrugada
A programação continuou intensa após a atividade na Divisão Paranaense, com as crianças participando de contações de histórias, jogo da amarelinha e de uma apresentação de mágica. Às 23h30, o músico e escritor Alexandre Leocádio fez uma apresentação com temática ambientel, que reuniu música e literatura.

Luana Panek, de 12 anos, não se entregou ao sono. “O evento é muito animado. É uma maratona cultural completa, uma viradinha dentro da biblioteca”, contou. Ela disse que durante “Uma Noite na Biblioteca” também é possível fazer amizades. “Além dos conteúdos, conheci gente bacana”, falou.

menino maluquinhoPerto das 21h o Menino Maluquinho apareceu para ensinar receitas bem maluquinhas à turminha da BPP.

A 5ª edição do projeto também trouxe novidades. Um sarau temático sobre o escritor curitibano Paulo Leminski aconteceu no começo da madrugada. Em seguida, as crianças fizeram uma oficina de dança de rua. Para quem resistiu à sequência das atividades, pôde participar de uma balada infantil com direito a DJ. Em sua quarta participação no projeto da BPP, Gabriel Pereira, 12 anos, afirmou que, a cada nova edição, sempre tem uma novidade. “Neste ano, gostei das atividades sobre a cultura do Paraná, por exemplo, a montagem de mapas”, completou Pereira, destacando que as peças teatrais são um marco no projeto.

A partir das 8h de domingo, as crianças, os pais e os funcionários da BPP se confraternizaram com lanche no café da manhã.

Fonte: BPP

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.