Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Notícias

23/10/2013

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem série de atividades na BPP

Entre 23 e 30 de outubro, diversas atividades culturais acontecem em Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá

Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece entre 23 e 29 de outubro, a Biblioteca Pública do Paraná promove uma série de atividades. Durante toda a semana, estão previstas palestras, oficinas, shows e bate-papos com escritores. Neste ano, o evento presta homenagem ao centenário de nascimento do poeta, compositor, dramaturgo e músico Vinicius de Moraes. A programação se estende para as cidades de Paranaguá e Ponta Grossa.

A abertura oficial do evento em Curitiba acontece nesta quarta-feira (23), com a palestra “A Biblioteca pode resolver os problemas da minha vida? Possibilidades e perspectivas”, ministrada pelo professor e doutor Cristian Santos, bibliotecário da Câmara dos Deputados. Resultado de uma parceria entre a BPP e o Conselho Regional de Biblioteconomia 9º Região (CRB9/PR), a palestra acontece também em Ponta Grossa, na Biblioteca Pública Prof. Bruno Enei, na noite de quinta-feira (24).

A jornalista Dinah Pinheiro Ribas lança na noite de sexta-feira (25) o livro “A viagem de Efigênia Rolim nas asas do peixe voador”, obra que resgata a trajetória da artista popular Efigênia Rolim, conhecida como a “Rainha do Papel de Bala” por utilizar material reciclado como suporte para suas esculturas. Durante o lançamento, haverá um bate-papo entre a autora e a artista sobre a produção do livro, mediado pela professora e escritora Michele Czaikoski.

Já a Seção Infantil da BPP promove o lançamento dos livros "Abençoado e danado do samba" e "Fragosas brenhas do mataréu", obras infantojuvenis de Ricardo Azevedo. Autor de mais cem de livros infantis e vencedor de cinco prêmios Jabuti, o escritor e ilustrador também fará uma palestra sobre o universo da literatura para crianças e adolescentes.

100 anos de Vinicius

Para homenagear Vinicius de Moraes, o Coral Infantojuvenil da BPP faz sua apresentação de estreia e canta as principais composições do “Poetinha”. O projeto “Música na Biblioteca”, em edições especiais diárias, recebe shows temáticos que trazem no repertório canções de Vinicius. A verve dramática do artista é revisitada com a exibição de Orfeu negro (1959), filme de Marcel Camus adaptado a partir da peça teatral Orfeu da Conceição, escrita por Vinicius de Moraes. A obra será comentada pelo cineasta Fernando Severo, diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR).

Encerrando as atividades da Semana na capital, acontece entre os dias 29 e 31 o “Encontro Regional de Atendentes de Bibliotecas Públicas”. O curso, que este ano esteve em Cascavel, Jacarezinho e Ponta Grossa, entre outras cidades do interior, tem por objetivo melhorar a qualificação desses profissionais em relação ao atendimento ao público e à administração de bibliotecas públicas. “Muitos profissionais da área não têm noção de como uma biblioteca é complexa e de como ele, o bibliotecário, faz a diferença na vida das pessoas de uma comunidade”, afirma a chefe da Divisão de Extensão da BPP, Maria Marta Sienna, uma das palestrantes do encontro.

Paranaguá
A programação cultural infantojuvenil é destaque da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Paranaguá. Diariamente, haverá contação de histórias na Biblioteca Pública Mário Lobo em dois horários — às 10h e às 15h. A BPML recebe ainda espetáculo teatral de bonecos da Companhia La Polilla e uma edição especial do projeto “Aventuras Literárias” com o escritor e ilustrador paulista Ricardo Azevedo.

Outro destaque é a oficina do projeto Brochuras — Encadernação artesanal e criação literária infantojuvenil, ministrada pela arte-educadora Marcela Bettega. Voltada para crianças de 8 a 13 anos, a oficina usa a produção de texto e a encadernação artesanal como uma forma lúdica de incentivar o gosto pela leitura. As vagas são limitadas.

A escritora curitibana Luci Collin fala sobre o processo de criação de sua literatura e o papel dos livros na sua formação no projeto “Um Escritor na Biblioteca”, que acontece às 19h da quinta-feira (24). A mediação fica por conta do contista e jornalista Marcio Renato dos Santos — que também participa de bate-papo sobre literatura na manhã da quarta-feira (30).


Confira a programação completa:


Curitiba

23/10

11h – Hora do Conto (hall térreo)

15h – Hora do Conto (hall térreo)

17h – Coral Juvenil da EMBAP (hall térreo)

18h – Música na Biblioteca “Sambas de Vinicius de Moraes” — Jô Nunes (hall térreo)

19h – Abertura Oficial da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Palestra “A Biblioteca pode resolver os problemas da minha vida? Possibilidades e perspectivas – Prof. Dr. Cristian Santos (Parceria com CRB9/PR) – (auditório – 2º andar)

20h – Coquetel

24/10


11h – Hora do Conto (hall térreo)

15h – Hora do Conto (hall térreo)

15h30 - "Orfeu Negro", de Marcel Camus, adaptação de peça teatral de Vinicius de Moraes. Apresentação de Fernando Severo, Diretor do MIS/PR (auditório – 2º andar)

18h – Música na Biblioteca “100 Anos de Vinicius de Moraes: poemas e canções” – Quarteto de Efeitos (hall térreo)

25/10


11h – Hora do Conto (hall de entrada)

15h – Hora do Conto (hall de entrada)

18h – Música na Biblioteca “Amores d’Outrora e do Porvir: música barroca e contemporânea” – Trio fff e Cintia de los Santos (hall de entrada)

19h – Lançamento do livro “Efigênia Rolim nas asas do Peixe Voador”, de Dinah Pinheiro Ribas, e bate-papo com a autora e a artista (auditório – 2º andar)

26/10

11h – Hora do Conto (hall de entrada)

10h30 – Coral Infantojuvenil da BPP Canta Vinicius (hall de entrada)

28/10

11h – Hora do Conto (hall de entrada)

15h – Hora do Conto (hall de entrada)

18h – Música na Biblioteca “Afrosambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell” — Cida Airam e grupo (hall de entrada)

19h – Lançamento e bate-papo. Livros “Abençoado e danado do samba” e “Fragosas brenhas do mataréu”, do escritor Ricardo Azevedo (auditório – 2º andar)

29/10

29/10 a 31/10 – 9h as 12 e das 13 as 18h
Encontro Regional de Atendentes de Bibliotecas Públicas (Sala de Reunião – 3º andar)

09h30 – Palestra "Literatura, escola e sistema cultural dominante", com o escritor Ricardo Azevedo (auditório – 2º andar)

18h – Música na Biblioteca “Tributo a Vinicius” – Ana Cascardo (hall de entrada)

Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133, (41)3221-4974



Ponta Grossa

24/10

19h – Palestra “A Biblioteca pode resolver os problemas da minha vida? Possibilidades e perspectivas – Prof. Dr. Cristian Santos (Parceria com CRB9/PR)

Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei
Rua dos Operários, sn, (42) 3224-3867



Paranaguá

23/10


10h – Contação de Histórias – Júlio Cristiano
19h – Música na Biblioteca “Invento” – Juliana Cortes

24/10

19h – Um Escritor na Biblioteca – Luci Collin

25/10

10h – “O padeiro e o diabo”, Cia. Brasiloperuana de Teatro de Bonecos La Polilla.
15h – Contação de histórias, Cláudia Martins

26/10


09h às 12h – Oficina de Encadernação artesanal e criação literária infantojuvenil, com Marcela Bettega
10h – Contação de Histórias, Pilda da Costa

28/10


Feriado

29/10

10h – Contação de Histórias, Júlio Cristiano
15h – Aventuras Literárias, com Ricardo Azevedo

30/10

10h – Bate-papo com o escritor Marcio Renato dos Santos
15h – Contação de histórias, Odenilson Capetta

Biblioteca Pública Mário Lobo
Rua dos Expedicionários, 269, (41) 3422-2008
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.