Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Busca Cultura

Notícias

27/08/2013

Shows e oficinas marcaram a abertura da Biblioteca Mario Lobo

Novo espaço cultural de Paranaguá já contabiliza quase 300 empréstimos; confira balanço da primeira semana de atividades

A Biblioteca Pública Mario Lobo (BPML), em Paranaguá, iniciou suas atividades na última segunda-feira (19) e já contabiliza quase 300 empréstimos. Ao longo da semana, sessões de contação de histórias, oficinas, espetáculos musicais e teatrais e uma palestra com o escritor Affonso Romano de Sant’Anna marcaram a abertura oficial do espaço, que conta com um acervo de aproximadamente 10 mil livros.
mario pos
              Atriz Keila Aquino comandou várias sessões do Bibliotour

Entre os títulos mais emprestados nos primeiros dias, estão Feliz por nada (de Martha Medeiros) e Estação Carandiru (Drauzio Varella), além de obras de Stephen King, J.R.R. Tolkien, Suzanne Collins e Rick Riordan.

A usuária Amanda Paula da Silva, de 25 anos, já emprestou quatro livros desde que a biblioteca abriu. Ela gostou do acervo atualizado, que conta com autores contemporâneos de sua preferência, como Sidney Sheldon.
“Achei o acervo ótimo, com lançamentos e boas edições”, afirma. Amanda, que tem uma filha pequena, destaca ainda o espaço da Seção Infantil, que permite aos leitores trazer seus filhos para ler e conhecer os livros. “Antes, a criança ia à biblioteca só pra fazer pesquisa. Agora elas podem ficar lendo ali mesmo”, diz.

mario lobo pos
                      Oficina de quadrinhos com o estúdio UCMComics

Opção cultural

Durante a semana de abertura da BPML, a atriz Keila Aquino, de 20 anos, comandou o Bibliotour, uma visita guiada de apresentação à nova biblioteca. “As crianças de Paranaguá são bastante participativas. Vários colégios da cidade nos visitaram”, explica.

A estudante de artes cênicas Janaína Micheluzzi, de 23 anos, responsável pela organização das sessões de contação de histórias, destaca a receptividade dos estudantes de escolas públicas. “Paranaguá não tem muitas opções culturais, então a Mario Lobo é uma grande oportunidade de troca”, diz.

Além das escolas públicas e particulares, a biblioteca recebeu alunos especiais e crianças em situação de risco. “A recepção foi incrível, eles ficaram maravilhados com o novo espaço”, afirma Keila Aquino.

Bonecos, música e quadrinhos


A estudante de Paranaguá Alana Forigo, de 13 anos, confessa que não imaginava encontrar atividades de música e teatro numa biblioteca. “Vim pra ler e emprestar um livro, mas acabei assistindo a uma das apresentações de teatro de bonecos”, conta. Ela viu o espetáculo “O padeiro e o diabo”, apresentado durante três dias seguidos pela Cia. Brasiloperuana de Teatro de Bonecos La Polilla.
ml
Alunos de escolas públicas e particulares de Paranaguá visitaram a biblioteca durante a semana de abertura

A semana cultural ainda contou com uma oficina de quadrinhos ministrada pelo Estúdio UCMComics e edições especiais do projeto “Música na Biblioteca”, que já acontece semanalmente na BPP. Em Paranaguá, a primeira apresentação contou com a banda Karagowzk, que se apresentou na segunda e deu lugar, nos outros dias, para o grupo musical de Gabriel Castro.

Fonte: BPP

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.