Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

BPP

10/11/2019

Mês da Consciência Negra: BPP recebe exposição e palestras a partir desta quinta

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) recebe a partir desta quinta-feira (7) dois eventos que marcam o Mês da Consciência Negra. Às 17h, no hall térreo, acontece a abertura da exposição Nossa Luta: A Perseguição aos Negros Durante o Holocausto, produzida pelo Museu do Holocausto de Curitiba. Logo depois, às 18h, o Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União promove o primeiro encontro da série de palestras e debates Negros Durante o Holocausto e as Insurgências Paranaenses, no auditório. Todas as atividades têm entrada gratuita.

De caráter itinerante, a mostra Nossa Luta: A Perseguição aos Negros Durante o Holocausto chega à BPP após passar por cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São imagens, textos e objetos originais de época que apresentam um panorama histórico da discriminação nazista aos afrogermânicos e aproximam os visitantes de uma discussão contemporânea. A exposição fica em cartaz no hall térreo até o dia 29. Grupos interessados em participar de visitas guiadas devem marcar horário diretamente com a equipe do Museu do Holocausto pelos telefones (41) 3093-7461 / 7462.

Palestras e debates
Em paralelo à mostra, o Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União programou quatro encontros para resgatar e discutir memórias de insurgências paranaenses: Conexões Históricas com a Perseguição dos Negros no Holocausto (dia 7), África, Teu Povo Se Levanta! Insurgência Quilombola no Paraná (dia 13), Sociedade 13 de Maio — Mobilização Negra e Contestação Política Pós-Abolição (dia 20) e Direito à Reparação para a População Negra e Tráfico Negreiro no Paraná (dia 22). As atividades acontecem no auditório, sempre a partir das 18h.

Serviço
Exposição Nossa Luta: A Perseguição aos Negros Durante o Holocausto
De 7 a 29 de novembro, no hall térreo da BPP
Entrada gratuita

Série de palestras e debates Negros Durante o Holocausto e as Insurgências Paranaenses
Dias 7, 13, 20 e 22, sempre às 18h, no auditório
Entrada gratuita

R. Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba/PR
Mais informações: (41) 3221-4911
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.