Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

BPP

17/10/2019

“De Machado a Mano Brown”: Cândido 99 discute as novas linguagens exigidas nos vestibulares

Já está em circulação a edição de outubro do jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná, que discute as novas e diferentes linguagens exigidas nos vestibulares. “De Machado a Mano Brown” é o título do especial de capa, que explica por que músicas, filmes e até desenhos animados são cada vez mais cobrados nos concursos. Na reportagem assinada pelo jornalista Murilo Basso, professores mostram como o conceito de literatura se expandiu ao longo dos anos e afirmam: a inclusão de obras não necessariamente literárias na lista de leituras obrigatórias é uma forma de oferecer aos estudantes uma experiência de aprendizagem mais completa.

Outro destaque do Cândido 99 é a transcrição da edição de agosto do evento Um Escritor na Biblioteca, que trouxe a autora carioca Ana Maria Machado ao auditório da BPP. Ao longo de quase duas horas, a ocupante da cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras falou, entre outros temas, sobre sua formação como leitora, a experiência como proprietária da livraria infantil Malasartes, o exílio na Europa durante a ditadura militar e a recente polêmica envolvendo o livro O Menino que Espiava pra Dentro, acusado de incitar o suicídio.

A edição ainda traz um artigo do escritor André de Leones na coluna Pensata, HQ de Robson Vilalba, reportagem de Daniel Tozzi sobre os 60 anos de Almoço Nu (de William S. Burroughs), trechos dos próximos livros de Juliana Frank e Otto Leopoldo Winck, um poema de Calí Boreaz e um resgate do legado do Pasquim na estreia da seção Memória Editorial — com texto assinado por José Carlos Fernandes. Todas as ilustrações deste número são de Eloar Guazzelli.

Serviço
O Cândido tem periodicidade mensal e distribuição gratuita na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado pelo correio para professores, jornalistas, escritores e críticos de diversas partes do Brasil.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.