Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Jornal Cândido

04/07/2019

Jornal Cândido de julho investiga a revalorização do ensaio

A revalorização do ensaio é o tema de capa da edição de julho do jornal Cândido, publicado mensalmente pela Biblioteca Pública do Paraná. Cada vez mais presente nas redes sociais, na imprensa e no mercado editorial, o gênero volta à tona especialmente graças ao seu caráter abrangente e fluido. É o que explica o jornalista e escritor Ronaldo Bressane, que assina o especial do mês.

Em um “ensaio sobre o ensaio”, Bressane resgata os primórdios do gênero e mostra como o texto ensaístico pode dialogar com a reportagem jornalística, a ficção, a autoficção, o diário, a crítica literária e a poesia. E o melhor de tudo: com leveza e ponderação — elementos em falta no debate atual. 

Outro destaque do Cândido 96 é a transcrição do bate-papo realizado com a escritora gaúcha Cíntia Moscovich em mais uma edição do projeto Um Escritor na Biblioteca. Durante o encontro realizado em maio, com mediação da jornalista e tradutora Mariana Sanchez, ela falou sobre o incentivo à leitura no ambiente familiar, sua origem judaica, a arte do conto e a superação de um câncer (que inspirou seu novo projeto de livro). 

Citado na entrevista de Cíntia, seu conterrâneo e professor Luiz Antonio de Assis Brasil também colabora com esta edição. Coordenador, há mais de 30 anos, da famosa Oficina de Criação Literária da PUCRS, ele narra os bastidores de seu mais recente lançamento, um “manual reflexivo” para aspirantes a escritor. 

Retomando a discussão sobre a poesia brasileira contemporânea no jornal, o professor e escritor Paulo Venturelli comenta o surgimento de uma nova geração de versadores, mais interessada na crueza da realidade do que na aura pomposa do gênero. Uma atitude já adotada pelo autor chileno Roberto Bolaño, cuja “essência de poeta” é comentada por João Lucas Dusi, da equipe do Cândido

O menu de inéditos traz um conto de Carla Bessa, uma HQ de Aline Daka e poemas de Luiz Felipe Leprevost e Rogério Skylab. As ilustrações deste número são de Carolina Vigna e Beatriz Cajé.

Serviço 
O Cândido tem periodicidade mensal e distribuição gratuita na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado pelo correio para professores, jornalistas, escritores e críticos de diversas partes do Brasil.

Fonte: BPP

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.