Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

BPP

26/11/2018

Exposição homenageia os 100 anos do Templo das Musas

Nesta segunda-feira (26), a Biblioteca Pública do Paraná recebe a exposição Templo das Musas — Centenário, que marca os 100 anos do espaço literário fundado em Curitiba pelo poeta Dario Vellozo (Rio de Janeiro, 1869 — Curitiba, 1937). A abertura acontece às 18h30, no Hall Térreo da BPP. A entrada é gratuita. 

A mostra, com curadoria de Cassiana Lacerda, segue até janeiro de 2019 e resgata uma série de imagens históricas e documentos que contam a trajetória do Templo das Musas, onde desde 1909 funciona a sede do Instituto Neo-Pitagórico, no bairro Vila Isabel, em Curitiba.

Divulgador no Brasil da poesia simbolista e editor de diversas revistas, Vellozo liderou um grupo de pensadores, composto por alunos e professores do Ginásio Paranaense, onde era professor de História Universal, para criar o Instituto Neo-Pitagórico. A iniciativa atraiu a intelectualidade para reuniões e debates, na maioria das vezes realizados no Retiro Saudoso, onde o poeta morava. Foi numa dessas reuniões que surgiu a ideia de construir o Templo das Musas para ser a sede do Instituto Neo-Pitagórico.

Ao longo de seus 100 anos, o Templo exerceu forte influência e estabeleceu pontos de contato com a cultura curitibana. Diversos poetas locais, como Paulo Leminski e Marcelo Sandmann, escreveram versos em homenagem ao espaço. Alguns desses poemas estão presente na mostra.

O Templo das Musas foi inaugurado em 22 de setembro de 1918. Dario Vellozo presidiu o Instituto e as atividades do Templo até 1937. Com a morte de Vellozo, seu genro, o professor Rosala Garzuze (Líbano, 1906 — Curitiba, 2009) passou a ser o guardião da instituição. Em 25 de agosto de 1987, o Templo pegou fogo e sua biblioteca, à época com 20 mil volumes, foi destruída.

Ainda hoje o Instituto Neo-Pitagórico mantém a tradição de promover reuniões literárias, além de realizar homenagens a personalidades e povos, precedidas de leituras e comentários de trechos dos escritos de Pitágoras. 

Serviço:
Exposição Templo das Musas — Centenário.
Inauguração: dia 26 de novembro, às 18h30.
Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba).
Entrada franca.
Informações: (41) 3221-4900.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.