Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

BPP

05/09/2018

Biblioteca promove segunda Semana Paranaense da Memória Ferroviária

A Biblioteca Pública do Paraná promove, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e o Centro de Memória da Lapa, a segunda Semana Paranaense da Memória Ferroviária. O evento acontece entre os dias 10 e 13 de setembro na Biblioteca e no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, com entrada gratuita. Neste ano a semana tem como tema o cinquentenário da ferrovia Tronco Principal Sul.

Além de palestras, lançamento de livros e a exposição Lineu do Amaral: homem e trajetória na rede ferroviária”, em parceria com o Círculo de Estudos Bandeirantes, a edição deste ano conta com a cerimônia de entrega do troféu Triefond de Ouro, que reconhece o trabalho de pessoas e instituições que contribuem para a preservação da memória ferroviária. 

A abertura da semana acontece às 17h30 da segunda-feira (10) no auditório da BPP, com o lançamento do livro Memórias de estação: vida e sentimento nos trilhos do trem, da pesquisadora Viviane Caliskevstz. Para receber o certificado de participação no evento, é necessário fazer inscrição através deste link.  Abaixo, confira a programação completa. 

Programação:

10/09 

17h30 (auditório da BPP)
Lançamento do livro  Memórias de estação: vida e sentimento nos trilhos do trem, de Viviane Caliskevstz

18h (auditório da BPP)
Abertura

18h30 (auditório da BPP)
Palestra com o Dr. Paulo Roberto Hapner

11/09

18h (auditório da BPP)
Comunicado — Unifer: “Somos Passado? A Memória do Trabalhador na Construção do Patrimônio Ferroviário”, com Grasiéle Aparecida da Costa Ferreira Peters 

18h30 (auditório da BPP)
Palestra “Aspectos históricos e a importância da ferrovia para a região Sul”, com o comandante do 1º batalhão ferroviário Ten. Cel. Eng. Cleber Machado Arruda.

12/09 

18h (auditório da BBP)
Comunicado “Arquivo histórico Archelau de Almeida Torres”, com as historiadoras Cristiane Perreto e Luciana Czelusniak Obrzut Ono.

18h30 (auditório da BPP)
Painel “Trens culturais eventuais”, com a Dra. Andrea Mercaldo da Rumo Logística.

13/09

18h (Instituto Histórico Geográfico do Paraná)
Comunicado — Centro de Memória da Lapa, com Márcio Assad.

18h30 (Instituto Histórico Geográfico do Paraná)
Palavra do presidente acolhendo os presentes.

18h45 (Instituto Histórico Geográfico do Paraná)
Entrega do troféu Tirefond de Ouro.

Fonte: BPP

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.