Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

BPP

14/03/2018

Biblioteca promove exposição fotográfica sobre Machu Picchu

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em parceria com o Consulado do Peru em São Paulo e em Curitiba, promove a partir do dia 8 de março a exposição fotográfica “Machu Picchu — A cidade perdida dos incas”. A mostra, que fica em cartaz até 4 de abril no hall do 2º andar da Biblioteca, apresenta 20 painéis (160 x 92cm, cada) sobre a cidade que foi construída no século XV pelo Império Inca. A entrada é gratuita.

O texto de abertura é assinado pelo escritor peruano Mario Vargas Llosa, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Os outros 19 painéis apresentam diferentes aspectos da construção da cidade. A exposição, que conta com fotos coloridas e em preto e branco, traz cliques históricos em PB de Martín Chambi, um pioneiro peruano que retratou o povo indígena da região e, posteriormente, sítios arqueológicos. As imagens coloridas ficam por conta de Teo Allain Chambi, neto de Martín, e de outros fotógrafos do Peru.

Descoberta em 1911, a cidade histórica se divide em duas grandes áreas: a agrícola, formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada, com templos, praças e mausoléus reais. O lugar foi elevado à categoria de Patrimônio Mundial da Unesco em 2010.

Serviço
Exposição “Machu Picchu — A cidade perdida dos incas”
De 8 de março a 4 de abril, no hall do 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná
R. Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba/PR
Entrada franca
Mais informações: (41) 3221-4974

Fonte: BPP

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.