Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Divisão de Extensão

A Divisão de Extensão é responsável pela operacionalização do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e por toda a extensão de serviços realizados pela Biblioteca Pública do Paraná, cujo objetivo é atingir grupos de leitores potenciais fora da instituição.

Já o Sistema Estadual de Bibliotecas, que desenvolve ações há mais de 30 anos, tem como meta estimular a criação e desenvolvimento das bibliotecas públicas municipais, prestando orientações técnicas por meio de visitas e cursos de treinamento, conforme as propostas dos sistemas nacional e estadual de bibliotecas públicas.

Considera-se “biblioteca pública” toda instituição que preste, ao conjunto da população, serviços públicos e gratuitos de livre acesso à leitura, à informação e aos registros da expressão cultural e intelectual em sua diversidade e pluralidade, atuando como depositária da memória histórica, bibliográfica e documentária local.
 

Coleções itinerantes — Caixa-Estante

A Divisão de Extensão presta serviços bibliotecários com envio das caixas-estantes a entidades públicas, organizações da sociedade civil e grupos reclusos ou marginalizados, visando superar as dificuldades de acesso à Biblioteca Pública do Paraná e incentivar o gosto pela leitura . A caixa-estante é um armário de aço que se abre ao meio, com prateleiras para os livros. Dispõe de rodízios, fechadura e pegadores para facilitar seu transporte. Comporta, em média, de 80 a 100 livros e fica na instituição durante quatro meses, a partir da assinatura de um termo de compromisso. Seu acervo é composto, basicamente, por livros de literatura.
 
 
 
 
 
Recomendar esta página via e-mail: