Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Divisão de Processamento Técnico

A Divisão de Processamento Técnico é responsável pela análise temática e descritiva dos materiais constantes no seu acervo da Biblioteca Pública do Paraná. A Técnica é responsável pelo recebimento, seleção e o respectivo encaminhamento das obras que chegam à instituição.

Assim que uma nova doação chega, há uma seleção prévia feita pelos funcionários da própria Divisão. Depois disso, os títulos são separados de acordo com o assunto e os chefes das Seções decidem se o material é pertinente ou não. Caso o material seja aproveitado, ele segue então para a Seção correspondente ao seu assunto.

Uma vez aproveitados, os materiais passam pelo processo de catalogação, classificação e indexação — etapa que consiste em determinar o assunto da obra. Por fim, realiza-se o cadastro no sistema local. Após isso, acontece o preparo físico, que se dá por meio da confecção de bolso e etiqueta para cada exemplar.

Doações

São de interesse da BPP materiais em bom estado de conservação e paginação completa, livros atuais, documentos de valor histórico e sociocultural, obras raras e livros de literatura.

Materiais incompletos, enciclopédias, livros de direito e técnicos desatualizados, assim como livros didáticos já preenchidos ou rasurados são interessam ao acervo da BPP. Materiais mutilados e/ou contaminados são descartados, exceto obras raras. Todas as doações recebidas podem ser aproveitadas no acervo central, em bibliotecas sucursais, itinerantes, públicas municipais, escolares e comunitárias de todo o Paraná. Uma vez doados, os materiais não serão devolvidos.

A BPP também oferece alternativas para incentivar a doação de livros. Os usuários que não devolveram os livros emprestados ou possuem multas, por exemplo, têm a possibilidade de negociação da pendência por meio da doação de livros.
 
 
 
Recomendar esta página via e-mail: