Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Agentes de Leitura do Paraná

O projeto Agentes de Leitura do Paraná tem como objetivo facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. A ação é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e da Biblioteca Pública do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Programa Família Paranaense) e apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Os recursos são provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA). 

A ação está inserida nas diretrizes do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná (PELLL), que promove a continuidade de projetos de leitura, por meio de parcerias entre a SEEC, demais órgãos do Estado e instituições da sociedade civil.

O projeto inicia com o cadastramento de 80 agentes de leitura e quatro agentes articuladores, de 27 de agosto a 23 de setembro. A partir de outubro os agentes vão atuar nas cidades de Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais. Serão 20 agentes de leitura e 1 agente articulador por município.

Critérios de participação
Podem participar como agentes de leitura jovens a partir de 18 anos de idade, que estejam cursando ensino superior nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras ou Artes. Para agente articulador, o interessado deve comprovar a conclusão da graduação nas áreas acima citadas, preferencialmente em Letras ou em Pedagogia. Para ambos é necessário apresentar, conforme descrito em edital, uma carta de aptidão do município, comprovando a habilidade dos interessados em exercer o papel de agente de leitura e articulador. 

Atividades desenvolvidas
Os 20 agentes de leitura de cada município deverão atender crianças e adolescentes, semanalmente, em Bibliotecas Públicas Municipais e em outros espaços públicos como CRAS, CREAS, Associação de Moradores e Bibliotecas Comunitárias. 

Nesses espaços serão realizadas atividades como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de leitura e poesia, mediação de leitura, entre outras. Cada município recebe um acervo de mil livros que serão utilizados nos atendimentos feitos pelos agentes. Ao término do projeto, os livros serão doados aos municípios que sediaram as ações.

Confira o edital
Edital Agentes de Leitura do Paraná

Para fazer seu cadastramento como agente de leitura ou agente articulador, CLIQUE AQUI.

Orientações
Manual passo a passo para cadastramento

Recomendar esta página via e-mail: