Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Divisão de Periódicos

A Divisão de Periódicos é uma das salas mais frequentadas da Biblioteca Pública do Paraná. Diariamente, leitores dispõem dos principais meios de comunicação impressos do país. O acervo reúne também publicações oficiais, além títulos fora de circulação, o que torna o local uma fonte importante de pesquisa.

A Divisão de Periódicos também mantém um arquivo de recortes de jornais com mais de mil assuntos dispostos em ordem alfabética. O acervo é oferecido ao público em caráter de consulta local e as publicações editadas nos últimos dez anos podem ser fotocopiadas. A Divisão é responsável pela seleção e organização de publicações doadas pela comunidade, além do atendimento e orientação a pesquisadores. Realiza ainda a indexação de periódicos por meio da leitura diária, atualizando assim a base de dados da BPP.

A coleção Leis do Brasil, é a mais antiga da Divisão. Inicia-se em 1808, com a chegada da família real ao país, e passa a ser denominada Diário Oficial do Império do Brasil entre 1872 e 1876. Em 1887 passa a ser publicado pela Imprensa Nacional com o nome de Diário Oficial da União. Em seu conteúdo, encontram-se publicações do governo federal, como leis, decretos, decisões ministeriais, aposentadorias, editais e resultados de concursos federais.

Recomendar esta página via e-mail: