Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Prêmio Paraná de Literatura 2014

Operação Impensável (de Vanessa Barbara), Fios (Sônia Barros) e No Início (Adriana Griner) foram escolhidos entre as mais de 600 obras inscritas

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) divulgou os títulos dos livros vencedores do Prêmio Paraná de Literatura 2014. Em sua terceira edição, o concurso da Secretaria da Cultura do Estado (Seec) selecionou obras inéditas, de autores de todo o País, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense. O júri apontou Operação impensável, de Vanessa Barbara (SP), como o melhor romance (prêmio Manoel Carlos Karam). No início, de Adriana Griner (RJ), venceu a categoria de contos (prêmio Newton Sampaio). E Fios, de Sônia Barros (SP), foi o destaque entre as obras de poesia (prêmio Helena Kolody).

capa      fios      asma

Cada autor receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública, com tiragem de mil exemplares. A entrega oficial dos prêmios e o lançamento dos livros acontecem no dia 12 de dezembro, em um evento na BPP. Neste ano, a comissão julgadora, formada por nove membros, avaliou 636 trabalhos. Elvira Vigna, Regina Zilberman e Lourival Holanda foram os jurados da categoria Romance. Cíntia Moscovich, Antonio Carlos Viana e Paulo Venturelli escolheram o melhor livro de contos. Luci Collin, Augusto Massi e André Seffrin analisam as obras de poesia. A comissão foi presidida por Rogério Pereira, diretor da BPP.

“O Prêmio Paraná tornou-se rapidamente um dos mais importantes do Brasil. Prova disso é que boa parte dos livros vencedores nos anos anteriores acabaram ganhando edições por grandes editoras brasileiras”, diz Pereira. “Esse tipo de concurso é fundamental para fortalecer a literatura brasileira, chamando a atenção dos leitores para excelentes livros de autores contemporâneos”, completa.

Recomendar esta página via e-mail: