Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Divisão de Coleções Especiais

Seção Infantil

A Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná é responsável por promover atividades voltadas para o público infantojuvenil, tais como contação de histórias, oficinas e encontros com escritores. Esses eventos têm como finalidade aproximar, de maneiras diferentes, as crianças do universo dos livros.

Todas as atividades são gratuitas e podem ser agendadas pelo telefone 3221-4980.

 

Seção Braille

 
A Seção Braille é um espaço aberto à prestação de serviços culturais e educacionais que visam o desenvolvimento e a formação das pessoas com deficiência visual. A Seção presta atendimento e orientação aos usuários no acesso à informação e à leitura através de meios especializados, como o livro falado, o livro digitalizado e o livro em Sistema Braille.

Livro Falado
São livros gravados em áudio em formato CD. O acervo da BPP abrange assuntos variados e atende o público adulto e infantil. Parte desse trabalho é realizado por digitadores voluntários, que corrigem textos previamente escaneado na própria Seção.

Livro Digitalizados
Processo em que o livro físico é digitalizado para a audição através de meios informatizados. Esse modelo possibilita também a impressão em fontes de tamanhos diversos, de acordo com a necessidade. O acervo da BPP abrange assuntos variados, direcionados ao público adulto e infantil.

Livro em Braille
São livros impressos no Sistema Braille em que o leitor lê com o auxílio das pontas dos dedos.

Livros Infantis em Braille
O acervo da BPP também contém livros infantojuvenis impressos no Sistema Braille. A grande maioria dos exemplares são confeccionados artesanalmente e possuem ilustrações em relevo, permitindo que as crianças sintam as diferentes texturas dos materiais empregados.

Outros Recursos e serviços
Além dos vários formatos de livros, a Seção disponibiliza outros recursos para ajudar o portador de deficiência visual. São eles: periódicos (revistas, boletins e folhetos), tocadores de mp3 e fones de ouvido, equipamentos de som, Cds, jogos adaptados, equipamentos para escrita e cálculo, máquinas de datilografia Braille, regletes, punções, sorobãs, equipamentos para ampliação de imagens e de textos, além de computadores com sintetizadores de voz que possibilitam a audição do que está escrito na tela.

Empréstimo
O usuário também pode fazer empréstimo do acervo. Para utilizar esse serviço, o usuário deve fazer sua inscrição de acordo com as “Normas para inscrição de leitor e empréstimo de livros” na Seção de Circulação. De posse da carteirinha, o leitor solicita o cadastramento na Seção Braille. As pessoas residentes em outros municípios do Paraná devem efetuar a solicitação através da biblioteca municipal local, que solicitará os serviços da REDECEG (Serviço de apoio a outras bibliotecas).

Visitas Orientadas
A Seção Braille recebe visitas de grupos para apresentação do espaço físico e dos serviços prestados. De acordo com a faixa etária, essas visitas devem ser previamente agendadas na Seção Infantil.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h30 às 19h; aos sábados, das 8h30 às 12h30.
Telefone: (41)3221-4985.
E-mail: braille@pr.gov.br
 

 
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Recomendar esta página via e-mail: