Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

  • Consulta Acervo

Divisão de Preservação

A Divisão de Preservação da Biblioteca Pública do Paraná é responsável pela conservação, recuperação e encadernação do acervo bibliográfico de Obras Gerais. Esse trabalho prevê a desinfestação, higienização e acondicionamento de coleções especias e obras raras, principalmente da Divisão de Documentação Paranaense da BPP.

Os funcionários da divisão também ministram cursos práticos para ensinar as técnicas básicas de conservação e recuperação de material bibliográfico. Os cursos são viabilizados mediante celebração de um termo de cooperação técnica. Esse termo é firmado com instituições públicas de Curitiba e de outros municípios paranaenses que tenham interesse em difundir a ideia de uma política preservacionista para acervos e coleções públicas.

Seção de Microfilmagem


Outro trabalho importante realizado pela divisão de Preservação, é a microfilmagem de documentos, que teve início em outubro de 1980, mediante convênio firmado entre a Biblioteca Pública do Paraná e a Fundação Biblioteca Nacional, por meio do Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Brasileiros.

A miniaturização de imagens, sistemática e contínua, constitui um investimento necessário para preservar e difundir a informação, bem como para abrir espaço físico na biblioteca. Além de preservar a memória do Estado, por meio da microfilmagem de periódicos editados no Brasil (com ênfase nos jornais), o trabalho de microfilmagem torna possível a consulta de documentos importantes sem que o original seja danificado.

Seção de Restauração e Encadernação


As atividades são direcionadas para a conservação curativa das obras gerais, pois a recuperação do acervo é imprescindível, tendo em vista que os livros são constituídos de materiais altamente vulnerável por suas características físicas, e estão sujeitos a vários níveis de desgastes principalmente pelo alto índice de manuseio e empréstimos dos usuários .

Os livros especiais e obras raras, quando necessário, passam por processos específicos como desinfestação através da técnica atmosfera modificada, higienização e acondicionamento. Os livros que chegam à Divisão de Preservação, passam por uma triagem, são encaminhados para as Seções de Restauração e Encadernação, onde passam por vários processos de recuperação: são desmontados, remendados com papel e colas apropriadas, costurados e recebem um reforço lombar.
 
 
 
 
 
Recomendar esta página via e-mail: