Retrato de um artista | Pedro Nava

PedroNava

As memórias de Pedro Nava foram um acontecimento literário no Brasil dos anos 1970. Até 1972, o escritor só havia publicado poemas esparsos em coletâneas, como a Antologia dos poetas bissextos, organizada por Manuel Bandeira. Mas com Baú de ossos, o primeiro tomo de suas memórias, Nava sacode o meio literário com um estilo narrativo singular, em que a reconstituição dos detalhes do passado mais remoto é feita de maneira minuciosa. Nascido em Juiz de Fora (MG), em 1903, Nava publicou seu primeiro livro de prosa quando já tinha 65 anos. Até sua morte, no início dos anos 1980, o escritor ainda publicaria Balão cativo (1973), Chão de ferro (1976), Beira-mar (1978), Galo-das-trevas (1981) e O círio perfeito (1983). Em 1927, Nava se formou em medicina pela Faculdade de Medicina de Belo Horizonte. Ainda na década de 1920, fica amigo de escritores, políticos e intelectuais eminentes como Carlos Drummond de Andrade, Juscelino Kubitschek e Afonso Arinos de Melo Franco. Testemunha privilegiada da história do Brasil no século XX, o escritor realizou uma obra que vai muito além da mera crônica autobiográfica, realizando um vasto panorama da sociedade e da cultura brasileiras no século XIX e no início do século XX. O escritor se suicidou no Rio de Janeiro, em 1984.

Ilustração: José Marconi é um dos fundadores do grupo Croquis Urbanos Curitiba. Também atua como professor do Departamento de Design Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui   doutorado em Design da Informação pela Universidade de Reading (2008) e Mestrado em Industrial Design pela Birmingham City University (1992), ambas inglesas. É graduado em Design pela Universidade Federal da Paraíba (1990). Vive em Curitiba (PR).