Prateleira | John Fante

Espere a primavera, Bandini
José Olympio, 2010
Lançado em 1938, este foi o primeiro romance publicado pelo norte-americano John Fante e traz o alter ego Arturo Bandini como protagonista. Bandini, o mais velho de três irmãos, detesta a pobreza em que vive e o catolicismo que o cerca, por mais que não consiga escapar à culpa causada pela doutrinação. Em meio à neve do Colorado, o pai, Svevo, não pode trabalhar como pedreiro e há grande dificuldade financeira. É com humor e escárnio, porém, que Fante narra a vida sofrida dessa família de imigrantes italianos, esmiuçando o cotidiano de Arturo e seus dramas juvenis — seus roubos e mentiras constantes, o amor não correspondido por Rosa, entre outros percalços. 

1933 foi um ano ruim
L&PM Pocket, 2008
Este romance publicado postumamente em 1985 traz como protagonista Domic Molise, o Nick, que volta a aparecer em A irmandade da uva como um velho alcoólatra e viciado em jogos. Aqui, aos 17 anos, o próprio personagem narra a miséria de sua vida no frio do Colorado. Confiante da potência de sua canhota, chamada por ele de O Braço, Nick sonha em ir para o calor da Califórnia para se tornar um arremessador de beisebol. Enquanto isso não acontece, é preciso conviver com o pai pedreiro que deseja o mesmo futuro para o filho, a mãe fanática religiosa e uma avó ranzinza. 

...
...
...
...


Pergunte ao pó
José Olympio, 2015
Segundo romance de John Fante, publicado originalmente em 1939, foi pouco festejado na ocasião de seu lançamento e ganhou visibilidade somente quatro décadas depois, em reedição prefaciada pelo também escritor norte-americano Charles Bukowski. Em Pergunte ao pó, o tempo é de sonho e divagação. O protagonista Arturo Bandini, cuja mocidade fora narrada em Espere a primavera, Bandini, agora é aspirante a escritor e mora numa região decadente de Los Angeles chamada Bunker Hill. Os problemas — fora a pobreza e tristeza recorrentes na obra de Fante — se iniciam quando a mexicana Camilla Lopez entra na vida de Bandini e eles empreendem uma viagem catastrófica para Laguna Beach, região próxima ao deserto e sua árida vastidão.

O caminho de Los Angeles
José Olympio, 2010
Primeiro romance escrito por John Fante, O caminho de Los Angeles foi publicado postumamente em 1985. Como no restante da obra de Fante, seja na figura de Bandini ou Molise, o protagonismo fica por conta de um personagem que lembra muito o seu criador. É Arturo Bandini quem está novamente em cena, desta vez trabalhando numa fábrica de enlatado de peixes, porque seu pai morreu e é preciso sustentar a família. Apesar do emprego insalubre, o narrador sonha em ser escritor, consome filósofos alemães e passa os dias certo de que não pertence ao lugar em que se encontra, contentando-se em refletir sobre o impossível.