Perfil do Leitor: Mauricio Pereira

Insônia Literária

Fã de Monteiro Lobato, Kurt Vonnegut e Paulo Leminksi, o músico tem aproveitado uma fase de noites em claro para se inteirar da literatura contemporânea brasileira

Omar Godoy

mauricio
Uma insônia recente (e recorrente) reaproximou Mauricio Pereira da literatura. “A televisão e a internet me deixam ainda mais acordado, então eu pego um livro para tentar descansar”, diz. Não que o músico paulistano, que se divide entre a carreira solo e a reencarnação da dupla Os Mulheres Negras (com André Abujamra), seja um leitor de primeira viagem. Pelo contrário: seu interesse vem da infância e sua biblioteca é variada — inclui de Monteiro Lobato a Kurt Vonnegut, passando por Paulo Leminksi, Jorge Luis Borges e Nelson Rodrigues, só para citar os prediletos da casa.

Mas o fato é que as noites passadas em claro nos últimos tempos acabaram motivando-o a ir além dos clássicos. Decidido a conhecer a produção contemporânea brasileira, Pereira visitou livrarias e arrematou alguns títulos de autores badalados do cenário. Entre seus destaques estão Daniel Galera (“Gostei da crueza do texto, há uma junção de melancolia e vazio”), Nuno Ramos (“Ele trata o ser humano como um amontoado de carne, sangue e ossos, ainda estou assustado com o que li”) e João Gilberto Noll (“Sinto um prazer físico quando leio”).

Por outro lado, ele faz questão de dizer que não há nada que deixa de ler por preconceito. E cita como exemplo Fernanda Young. “Achei que não estava gostando do Vergonha dos pés durante a leitura. Só depois percebi que, além de ser muito bem escrito, o livro tinha mexido comigo de alguma forma, me causado um grande desconforto interno”, conta. O músico ainda revela que encarou um Paulo Coelho, de quem sempre gostou como letrista. “O assunto não é chato, o problema é que o texto não me deu tesão. A biografia do Fernando Morais me agradou mais que o livro dele.”

Também letrista, Pereira revela que escrevia poemas antes de formar Os Mulheres Negras, em meados dos anos 1980. Músicas como “Milho”, “Cabeludas” e “Só Tetele”, gravadas nos discos da dupla, surgiram nesse formato e inclusive foram publicadas em livrinhos impressos em mimeógrafo, quando o músico nem conhecia o parceiro André Abujamra. “Tentei fazer poesia até entender que só poderia ser levado a sério cantando. Literatura exige muita dedicação, o sujeito leva anos para escrever um livro. Letra de
música já é um trabalho mais ligeiro, intuitivo, que permite transgredir a gramática com mais sossego”, compara.

mauricio2
Seja como for, a poesia faz parte de seu repertório desde a época da faculdade de Jornalismo (“mal feita”, segundo ele). Apresentado pelo colega de USP Walter Silveira (videoartista e homem de televisão) ao trabalho de Paulo Leminksi, o músico descobriu que “a rua poderia estar dentro de um livro”. “Eu via a poesia como um negócio muito formal, meio piegas. Até que li o Leminksi e mudei totalmente o meu conceito. O texto era bruto e delicado, comercial e erudito, lírico e sucinto, nojento e espiritual. Logo tive a certeza de que ele e os poetas mais pop me representavam.”

O músico acredita que esse tipo de poesia tem tudo a ver com São Paulo — uma cidade cuja cultura, segundo ele, é totalmente influenciada pela rua. “São Paulo não teve barroco. Também não teve salões, como o Rio de Janeiro.

É a terra do Adoniran Barbosa, dos Racionais, onde se fala uma língua que não é exatamente o português. Eu falo nesse dialeto paulistano, meio errado, sem plural. Acho que o paulista é povo que tem o menor vocabulário no Brasil.” A carreira como poeta foi descartada, no entanto Pereira ainda tem vontade de escrever um livro. No caso, um apanhado de suas memórias no palco e na estrada. “Vi muitas cenas luminosas nesses anos todos. Seria interessante até para eu entender o que encontrei no caminho. Só vou fazer se tiver tempo e achar que vale a pena”, afirma o músico, que nos últimos dois anos também
passou a emprestar a voz para inúmeras campanhas publicitárias.

“Esse trabalho com a ‘palavra falada’ vem me interessando bastante. Tenho buscado vídeos de leituras na internet, coisas como o [ator] Vittorio Gassman declamando poesia italiana. Há pouco tempo, fui convidado para uma noite de leitura da obra do Francisco Alvim, com a Alice Ruiz e o José Miguel Wisnik. Nunca tinha feito isso, fiquei apavorado, mas foi lindo, intenso. Quem sabe não é um novo caminho que possa explorar?”, diz.