Notas da província

Chacal na Biblioteca

1


De 7 a 9 de dezembro, das 14h às 17h, a Biblioteca Pública do Paraná promove a Oficina de Criação Poética “O poema além da palavra”, com o carioca Ricardo de Carvalho, o Chacal, um dos expoentes da chamada “geração mimeógrafo”, movimento que chacoalhou a cultura brasileira durante a década de 1970. As inscrições, gratuitas, foram realizadas até 21 de novembro.

UFPR e Cândido 

A partir desta edição, o Cândido e o curso de Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmam uma parceria. Alunos da graduação, sob a orientação da professora Carol Calomeno, passam a colaborar com ilustrações para o jornal. Será pelo menos uma contribuição por edição, com desenhos inspirados a partir da leitura de contos, trechos de romances, poemas e reportagens. A seleção será feita pela equipe do Cândido e a orientadora do curso. O primeiro trabalho publicado é do artista Lucas Sevilhano, que ilustrou o conto do escritor Rafael Gallo, na página 14.

Marcadores de páginas

2


A Biblioteca Pública do Paraná começou a distribuir a terceira edição da “Coleção BPP de Marcadores de Página”. Desta vez, foram homenageados seis autores da literatura nacional e estrangeira, em caricaturas assinadas por talentosos artistas brasileiros: Mário de Andrade (Klaus Koti), W.G. Sebald (Samuel Casal), Caio Fernando Abreu (Pedro Franz), William S. Burroughs (Allan Sieber), Miguel de Cervantes (Pedro Franz) e Valêncio Xavier (Benett). Com tiragem de 6 mil exemplares (mil para cada autor), os marcadores são distribuídos gratuitamente no balcão de empréstimos da BPP.

Curitiba RPG 

A Biblioteca Pública do Paraná recebe no dia 3 de dezembro a primeira edição do Curitiba RPG, evento voltado para os fãs de role playing games, jogos de tabuleiros, card games e cultura “nerd” em geral. As atividades acontecem das 14h às 21h e incluem mesas para jogadores (iniciantes ou não), palestras e sorteios, além da participação de autores de literatura fantástica e clubes temáticos (Star Wars, Game of Thrones, Doctor Who, Sherlock Holmes, Harry Potter). A entrada é franca. Segundo Sérgio Garcia, um dos organizadores, o evento é uma extensão dos encontros semanais de RPG realizados na Biblioteca desde 2013. “Como há um interesse muito grande por parte do público, identificamos a necessidade de expandir essas atividades”, afirma. A programação completa está disponível no site www.curitibarpg.com.br.