Notas da província

BPP participa do Mês da Consciência Negra

No dia 17 de novembro, a Biblioteca Pública do Paraná promove, a partir das 19h30, o bate-papo “O autor negro na literatura brasileira”, com Ricardo Aleixo e Geraldo Magela Cardoso. O encontro, que acontece no auditório, faz parte da programação do Mês da Consciência Negra 2016. A entrada é franca. Aleixo nasceu em 1960 em Belo Horizonte (MG), onde vive. Estreou com o livro Festim (1992) e também é conhecido pelas performances que unem dança, música, voz e poesia — inclusive, ele vai realizar uma performance antes do bate-papo. Magela Cardoso (foto) também é mineiro — nasceu em Guaraciama (MG) em 1956, e vive em Curitiba desde 1972. Autor, entre outros, do livro de poemas Bendita Boca Maldita (1982) e da coletânea de contos O homem é produto do e- -mail (2016), promove ações culturais na Feira do Poeta, na capital paranaense. Ainda no dia 17 acontece no Museu Paranaense (R. Kellers, 289, Curitiba), a partir das 8h30, o seminário temático “Reflexões, percepções e desafios para superação do racismo institucional”. Às 9h15, a promotora Mariana Bazzo faz palestra, enquanto, a partir das 13h30, o zelador cultural Adegmar José da Silva está à frente da oficina “Corporeidade, musicalidade e oralidade — percurso poético ‘Linha preta’: trajetórias e memórias afrocuritibanas”. Há uma série de outras atividades, de debates a shows, até o dia 25 de novembro. A programação completa pode ser conferida no site da Biblioteca Pública do Paraná: www.bpp.pr.gov.br

Divulgação
1

Bortolotto na Biblioteca

O dramaturgo e escritor Má- rio Bortolotto é o próximo convidado do projeto Um Escritor na Biblioteca. O encontro acontece no dia 23 de novembro, às 19h30, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. A entrada é gratuita. Durante o bate-papo, o convidado fala, entre outros assuntos, sobre sua carreira e relação com os livros e as bibliotecas. Nos anos 1980, o escritor fundou o grupo teatral Cemitério de Automóveis, em Londrina, sua cidade natal. Desde então, escreveu, dirigiu e atuou em dezenas de peças. Em 2000, recebeu o Prêmio APCA pelo conjunto da obra e o Prêmio Shell de Melhor Autor por Nossa vida Não vale um Chevrolet — peça que em 2008 ganhou uma adapatação cinematográfica dirigida por Reinaldo Pinheiro. Sua obra é marcadamente infuenciada pelos autores da beat generation e, no teatro brasileiro, pela produção de Plínio Marcos. Bortolotto também tem uma produção extensa em outros gêneros da literatura, como poesia, conto e romance. Entre seus livros de ficção, destam-se o romance Bagana na chuva e a coletânea de poemas Um bom lugar para morrer. 

De caso com a palavra

Divulgação
2


A escritora Cleo Busatto está percorrendo o interior do Paraná com a segunda edição do projeto “De caso com a palavra”. Em novembro, os muncípios de Guaíra (dias 8, 9 e 10) e Ampére (dias 22, 23 e 24) recebem o projeto literário que visa a formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná. Para participar da oficina “Leitura literária: promoção e formação do mediador” os interessados devem se inscrever, gratuitamente, no site cleobusatto.com.br. A iniciativa tem o apoio cultural da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL). As inscrições já estão abertas no site cleobusatto.com.br. Em 2017, o projeto entra em nova fase, com a realização do fórum “Os efeitos e afetos da literatura na nossa vida”, que contará com a participação dos escritores Luís Henrique Pellanda, Alicce Oliveira, Mari Inês Piekas e Marta Morais da Costa.