Notas da Província

Oficina de Contos

hgh


De 25 a 27 de outubro, das 9h às 12h, a Biblioteca Pública do Paraná promove a Oficina de Criação Literária de Contos, com Cíntia Moscovich. As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas pelo e-mail jornalcandido@bpp.pr.gov.br. Os interessados devem ter conhecimento de textos literários e alguma experiência com a escrita. As 30 vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Esta oficina tem por objetivo explorar diversas possibilidades criativas, proporcionando aos alunos condições de romper bloqueios criativos, desenvolver a memória sensorial e afetiva e entender diversas técnicas narrativas. Em três módulos, um por dia, serão apresentados conceitos teóricos sobre o conto e seus elementos básicos (personagem, narrador, cenário, passagem de tempo, enredo), além de diversos exercícios de sensibilização para o texto. Nascida em Porto Alegre, em 1958, Cíntia Moscovich é escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária. Foi editora de livros do Zero Hora, jornal em que atualmente é colunista. É autora, entre outros, do romance Por que sou gorda, mamãe? (2006) e do livro de contos Essa coisa brilhante que é a chuva (2012) — obra vencedora do Prêmio Portugal Telecom e do Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional, ambos em 2013.

Contos do Cândido


Seguem abertas até 16 de outubro as inscrições para participar da coletânea de contos organizada pelo Cândido. Serão selecionados textos de jovens autores (entre 18 e 30 anos), nascidos ou radicados no Paraná. Cada escritor pode participar com apenas um texto, que deve ser totalmente inédito, incluindo publicação na internet. O conto deve ter entre 5 e 15 mil caracteres (fonte Times New Roman, 12, espaço 1,5). A seleção será feita pela equipe do Cândido. A inscrição é feita exclusivamente pelo e-mail: jornalcandido@bpp. para.gov.br. Junto com o texto, o candidato deve enviar cópia do RG, comprovante de residência, telefone e uma breve biografia, de três a cinco linhas, contendo as seguintes informações: local de nascimento, cidade em que vive atualmente e ocupação. O resultado será anunciado na página da Biblioteca Pública do Paraná no mês de novembro.


Miguel na Biblioteca

jh


O escritor Miguel Sanches Neto participa, no dia 19 de outubro, às 19h30, do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. O encontro acontece no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. A entrada é gratuita. Durante o bate- -papo, o convidado fala, entre outros assuntos, sobre sua carreira e relação com os livros e as bibliotecas. Sanches Neto é autor de mais de trinta livros, entre crítica, poesia, crônicas e contos. Em sua obra, destacam-se os romances Um amor anarquista, A primeira mulher e A máquina de madeira, este último traduzido para o francês e finalista dos prêmios São Paulo e Portugal Telecom. Em 2016, o autor lançou A Bíblia do Che, em que retoma o personagem central do romance A primeira mulher, o professor Carlos Eduardo. Morando em Curitiba, ele é contratado para uma missão insólita: localizar um exemplar da Bíblia que teria pertencido a Che Guevara e que estaria cheia de anotações feitas durante uma passagem pelo Brasil.


Piquenique Literário


Em outubro, a Biblioteca Pública do Paraná dá início a um projeto que vai levar a programação cultural da instituição aos parques de Curitiba. O primeiro Piquenique Literário será realizado na área externa do Museu Oscar Niemeyer (conhecido como Parcão do MON), no dia 16 de outubro, a partir das 14h, e terá como tema o Dia das Crianças. A ideia é que o evento seja realizado também em outras datas comemorativas do ano, como Natal e Páscoa. Na primeira edição, haverá apresentações do Coral Cantateca e do grupo de contação de histórias Era uma vez, ambos mantidos pela BPP, além de oficinas e rodas de leitura. Para os adultos, estará disponível a Caixa-Estante, uma pequena biblioteca itinerante.