Notas da Província

Glück

gluck


Fica em cartaz até 14 de fevereiro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), a exposição “Glück: o tempo e a imagem”, que traz cerca de 100 fotografias de Guilherme Glück. Realizada em parceira com o Museu da Imagem e do Som de Paraná (MIS- -PR), a mostra tem curadoria de Ederson Santos Lima e Graça Bandeira. Guilherme Glück (1892-1983) nasceu na região rural de Rio do Poncho (SC) e era filho de pai alemão e mãe de origem holandesa. No começo do século XX acabou remigrando para a Lapa (PR). Glück registrou por quatro décadas a cidade, seus habitantes, seus costumes e tradições. Mais informações: (41) 3350-4400.

E surge a série Beat&Nick

A editora curitibana Kotter Editorial inaugura uma proposta chamada Beat&Nick, e o primeiro autor a participar do projeto é o santista radicado em Curitiba Flavio Jacobsen, conhecido na cena cultural da capital paranaense pela sua atuação na banda Gruvox. No livro Uns contos no bolso, Jacobsen apresenta a sua prosa recriando o cotidiano em 21 narrativas breves.


Shelley desacorrentado

direita
Resultado de seis anos de trabalho do tradutor curitibano Adriano Scandolara, o livro Prometeu desacorrentado e outros poemas, publicado pela editora Autêntica, traz a mais extensa seleção de poemas do inglês Percy Shelley (1792-1822) já publicada em língua portuguesa. O volume conta com notas e uma introdução de 50 páginas, feita pelo tradutor, falando sobre os bastidores do trabalho e explicando a importância de Shelley.


Grafipar

Nos anos 1970, a editora curitibana Grafipar foi referência no mercado editorial brasileiro. Claudio Seto, um dos artistas da editora, coordenou diversas HQs de cunho erótico. Algumas dessas histórias foram reunidas recentemente no livro Afrodite quadrinhos eróticos, da editora Veneta. O livro traz histórias roteirizadas pelos poetas Paulo Leminski (1944-1989) e Alice Ruiz e ilustradas por vários artistas.

Caixa estante

Em 2016 o projeto Caixa Estante continua a circular pelo Paraná. No ano passado (2015), o projeto coordenado pela Divisão de Extensão da Biblioteca Pública do Paraná atendeu 14 instituições públicas e outras 26 instituições privadas, entre elas empresas, penitenciárias etc. No total, foram quase 4 mil livros circulando pelas Caixas Estantes, que são armários de aço que se abrem ao meio e têm prateleiras para os livros. Dispõem de rodízios, fechadura e pegadores para facilitar seu transporte. Mede 41cm x 38cm, tendo 75cm de altura. Comporta, em média 80 a 100 livros e é ofertada às escolas, aos sindicatos, às associações, às empresas, aos asilos, etc. Seu acervo é composto, basicamente, por livros de literatura. Os interessados devem procurar a Divisão de Extensão no número (41) 3221-4986.