Notas da Província

O contista Roberto Gomes

robertoguitarra

Roberto Gomes acaba de publicar o seu 18.º livro: trata-se de A guitarra de Jimi Hendrix, com 15 contos, 12 inéditos. A obra sai com selo da Criar Edições e traz na capa um desenho de Luiz Antonio Solda. Catarinense radicado em Curitiba há 50 anos, Gomes é mais conhecido como romancista, sobretudo por causa de Alegres memórias de um cadáver (1979/2014) e Júlia (2008). Crítica da razão tupiniquim (1977) é um ensaio que é referência ainda hoje, quase quatro décadas após ter sido publicado. A novela O conhecimento de Anatol Kraft (2011) revelou trama surpreendente, texto preciso e humor irretocáveis. Mas foi com um livro de contos, O menino que descobriu o sol (1982), que ele conquistou um Prêmio Jabuti. Ainda nas narrativas curtas, publicou Exercício de solidão (1998).

Fawcett encrencado

Dois livros importantes da bibliografia do escritor e músico carioca Fausto Fawcett estão novamente em circulação. O selo editorial curitibano Encrenca acaba de lançar o romance Santa Clara Poltergeist, lançado originalmente em 1990, e o livro de contos Básico instinto, de 1992. Os títulos estavam fora de catálogo há mais de dez anos.

APCA pro Graça

graca
Nem bem chegou às livrarias, a tradução para o português do romance Infinite jest, do americano David Foster Wallace, já ganhou prêmio. A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) premiou o trabalho do curitibano Caetano W. Galindo, que traduziu Graça infinita.