Notas da Província

Livro sobre mangá será lançado na Gibiteca

olhosgrandes
Ana Carolina Pereira autografa no dia 15 de maio, Gibiteca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão), às 19h, Além dos olhos grandes, obra que resultou de uma pesquisa sobre o estilo, história e características do mangá no Brasil. O projeto foi viabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba e pelo Banco do Brasil por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Além dos olhos grandes explica que o mangá e as histórias em quadrinhos vão muito além dos grandes olhos e dos cabelos coloridos dos personagens atuais. O livro conta com ilustrações de Maxwell Alves, Cristiano Procópio e Kátia Villagra.


Glauco em exposição no Teatro Guaíra
glauco

Segue em cartaz até dezembro a exposição Glauco — homem de teatro, homem de poesia, no miniauditório Glauco Flores de Sá Brito (R. Amintas de Barros, s/nº). Glauco, que dá nome à exposição e é também o homenageado do auditório, foi um agitador cultural, poeta, dramaturgo e escritor gaúcho, da cidade de Montenegro, que viveu e construiu carreira em Curitiba. Entre os seus interlocutores, figuravam personalidades da cena cultural, como Dalton Trevisan, Alceu Stange Monteiro, Aristeu Berger e Carlos Drummond de Andrade. Ele trabalhou na redação do jornal O Dia, dirigiu 11 telenovelas e 182 teleplays, além de ter escrito três livros de poemas: O marinheiro (1947), Cancioneiro do amigo (1960) e Azulsol (1985). A exposição pode ser conferida de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h. A entrada é franca.

 

Koproski e as quatro estações

koproski
O poeta e tradutor curitibano Fernando Koproski acaba de publicar dois novos livros: Retrato do artista quando primavera e Retrato do amor quando verão, outono e inverno, ambos pela editora carioca 7Letras. As obras completam a trilogia Um poeta deve morrer, que teve início com a livro Nunca seremos tão felizes quanto agora (2009). Os textos dialogam com as estações e apontam o revelam o imaginário do autor durante as mudanças do ano. Nos poemas de Koproski, estações do ano são marcados por ritmos e gêneros musicais: na primavera, predominam blues, flamenco, rock; no inverno, os versos tem tons tristes, de nuvens, de morte, mais frios; o outono é enebriado pela melancolia de um blues. Como tradutor, Koproski organizou as antologias poéticas de Charles Bukowski e de Leonard Cohen. Letrista, tem canções musicadas por Beijo AA Força, Alexandre França e Carlos Machado.