Notas da Província

Helena

Novo número de Helena

Já está em circulação a nova edição da revista Helena, da Secretaria da Cultura do Paraná. Cada vez mais plural e abrangente, a publicação trimestral segue apostando em reportagens de fôlego que muitas vezes contam histórias inéditas ou pouco conhecidas no Estado. Mais de 20 colaboradores participam deste número 5, entre jornalistas, escritores, acadêmicos, fotógrafos e artistas gráficos. A edição abre com um perfil da rapper curitibana Karol Conka, que revela passagens desconhecidas de sua trajetória antes do reconhecimento. Quem também fala com exclusividade à Helena é o veterano artista plástico Fernando Velloso, em entrevista acompanhada pelo crítico e professor Fernando Bini. Igualmente experiente, Naomi Nissikawa explica por que é o último haicaísta da velha guarda do município de Assaí. A revista também investiga as origens do salame Krakóvia e a vida cultural no populoso bairro curitibano do Sítio Cercado. Resgata a história da poeta Júlia da Costa e do espetáculo O grande circo místico, do Ballet Teatro Guaíra. Também traz textos inéditos de Jair Ferreira dos Santos, Teixeira Coelho e Antonio Cescatto, além de um ensaio fotográfico sobre shows na capital e uma história em quadrinhos assinada pelo artista DW Ribatski. Distribuída gratuitamente em bibliotecas e pontos de cultura do Estado, a Helena também pode ser lida em issuu.com/revistahelena.

O fescenino Back

O escritor e cineasta Sylvio Back acaba de lançar a coletânea de poemas eróticos Quermesse. A obra traz 55 poemas inéditos, além de versos publicados em trabalhos anteriores do autor, como os livros O caderno erótico de Sylvio Back (1986), A vinha do desejo (1994), boudoir (1999) e As mulheres gozam pelo ouvido (2007). A coletânea tem prefácio do crítico e poeta Felipe Fortuna e orelha do jornalista curitibano Roberto Muggiati. Cineasta, escritor e crítico de cinema, Back já produziu 38 filmes, desde 1962, entre eles 12 longas-metragens. Também é autor de 12 livros, entre contos, poemas e ensaios, além de ter publicado argumentos e roteiros de mais de dez filmes.

Editais em Literatura

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC), através do Fundo Municipal de Cultura, abriu três editais públicos na área de literatura: Ciclos de Leitura, Análise e Criação Literária e Ações de Leitura. As inscrições dos projetos em cada categoria devem ser feitos via postal no sistema Sedex entre os dias 20 de março a 24 de abril. Para mais informações, os editais estão no site da FCC, na área de lei de incentivo e as dúvidas podem ser tiradas através do e-mail paicatendimento@fcc. curitiba.pr.gov.br.