Notas da Província

Hiperconexões
Poetas pós-humanos

Alguns poetas paranaenses, entre eles Ademir Assunção, Amarildo Anzolin e Rodrigo Garcia Lopes, integram a coletânea Hiperconexões: realidade expandida, que a editora Terracota lança no começo de fevereiro. Organizada por Luiz Brás, a antologia é apresentada como “a primeira antologia de poemas sobre o pós-humano da literatura brasileira”.

Romance em pauta

O curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá seguimento este ano ao projeto “Poiesis — Caminhadas Literárias”, evento que desde 2013 oferece um conjunto de palestras sobre obras literárias consideradas clássicas. Em 2014 o foco será no gênero romance, em 12 encontros que vão abordar obras como Ulysses, de James Joyce (com Caetano Galindo), Madame Bovary, de Gustave Flaubert (com Sandra Stroparo), D. Quixote, de Miguel de Cervantes (com Rodrigo Machado), e Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (com Marilene Weinhardt). A coordenação do projeto é do professor Benito Rodriguez. Quem desejar assistir a todas as palestras (com direito a certificado), deve se inscrever a partir do início de fevereiro na secretaria do DELIN, no 11º andar da Reitoria (Dom Pedro I, Rua General Carneiro, 460 – Centro). Os interessados em apenas algumas palestras, não precisam se inscrever. Os encontros são gratuitos e acontecem aos sábados, das 14h às 18h.

Associação Cultural Raul Pompeia abre o VI Concurso de Poesia ou Prosa

A Associação Cultural Raul Pompeia, situada em Angra dos Reis (RJ), abriu o edital do VI Concurso de Poesia ou Prosa Raul D’Ávila Pompeia, ação que pretende incentivar e revelar novos talentos da literatura, podendo participar qualquer pessoa residente em território nacional. Serão três categorias avaliadas: infantil (10 a 12 anos), juvenil (13 a 17) e adulto (a partir dos 18). Cada categoria tem um tema específico, porém, todos abrangem o evento mundial que acontecerá no Brasil este ano, a Copa do Mundo. A data limite para envio do material é dia 15 de março de 2014. Mais informações no site: http://www.raulpompeia.art.br/?pg=concursos