Literatura em cena

Desbravando as cenas

da Redação

Ilustração: Indio San

O boom literário vivido pelo Brasil a partir do final dos anos 1990 parece não ter sido suficiente para que escritores deixassem a condição de quase-anônimos, reunidos em pequenos guetos nas principais cidades do país. Se a proliferação de feiras, bate- papos e outros eventos ligados à discussão do livro e leitura conseguiu, pelo menos, aproximar um pouco mais os autores do leitor, ainda desconhecemos o que acontece para além das fronteiras de São Paulo e Rio de Janeiro, os dois maiores centros editoriais do país e destino de uma verdadeira diáspora de escritores chegados de várias partes do país.

Em Curitiba, o escritor Jamil Snege construiu uma obra muito interessante à sombra das grandes editoras, publicando seus livros de uma maneira quase artesanal. Quem é o poeta de Belém ou o prosador do Recife que igualmente não conhecemos, assim como grande parte do Brasil ignora a existência de Snege? Esta edição do Cândido dá inicio a um especial que pretende mapear algumas das principais cenas literárias brasileiras fora do eixo Rio-São Paulo. Neste e no próximo número, o Cândido publica matérias sobre dez cidades brasileiras, seus escritores, feiras, editoras e periódicos. Na largada, jornalistas de Belém (PA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Londrina (PR) e Fortaleza (CE) produziram reportagens sobre as principais manifestações literárias de suas cidades hoje, citando e entrevistando os nomes mais relevantes e trazendo à tona a engrenagem que move a literatura nesses centros, os principais eventos, as iniciativas mais frutíferas e, claro, contextualizando o momento atual com a tradição literária desses locais.

Dado o espaço relativamente curto dedicado a cada cidade e à complexidade dos lugares retratados, este especial é apenas um recorte possível do que acontece na seara da literatura em algumas das principais cidades do país. Juntamente com as reportagens, o Cândido escolheu alguns escritores dessas cidades para que publicassem inéditos. Assim, o leitor poderá ter uma pequena mostra do tipo de literatura que se tem feito nas mais diversas regiões do país.

Ilustração: Indio San