Gibicon de casa nova

Evento dedicado aos fãs de HQ, que tem movimentado Curitiba nos últimos dois anos, segue para a terceira edição com novidades na programação

Lucas de Lavor

Curitiba tem se consolidado cada vez mais na cena de HQs brasileira. Além de revelar a cada ano bons nomes do desenho, eventos dedicados aos quadrinhos também ajudam a incrementar esse circuito. A Convenção Internacional de Quadrinhos em Curitiba (Gibicon), que tem feito barulho entre os fãs de HQs, neste ano segue para a terceira edição consecutiva, marcada para acontecer entre 4 e 7 de setembro.

A diretora da Gibiteca de Curitiba, Maristela Garcia, ressalta a importância do evento para a cidade. “O retorno [de público] é excelente. A Gibicon coloca a Gibiteca e a cidade no roteiro dos grandes eventos de HQs dentro e fora do País”, diz. “Com o evento, a Gibiteca ganhou mais público e teve seu acervo aumentado consideravelmente.”

Neste ano, a organização prepara algumas mudanças. Uma delas é em relação ao local do evento. Realizado durante as duas primeiras edições no Memorial de Curitiba, no centro da cidade, este ano a Gibicon acontece no Museu Municipal de Arte (Muma), no bairro Portão. “O evento vai mudar radicalmente”, diz Fabrizio Andriani, coordenador e curador da Gibicon. “Quase toda programação vai acontecer no Muma, com algumas oficinas na nossa querida Gibiteca."

Além da mudança do espaço, outra novidade é a “HQ Gol”, uma disputa de futebol entre os profissionais do ramo. Um prêmio de quadrinhos e lançamentos de novos títulos também fazem parte da programação. “Teremos mais estandes e mesas do que nas edições passadas. Haverá mais novidades, que ainda estão sendo fechadas, que a galera poderá conferir no nosso site em breve”, conta Andriani. A expectativa é a melhor possível, segundo Maristela Garcia. “Com certeza teremos um grande público e incrementaremos nosso acervo. Será um sucesso.”

Em dois anos, a Gibicon já ganhou protagonismo no meio cultural da cidade. No primeiro ano, o público estimado foi de 10 mil pessoas, em 2013, o número aumentou para 15 mil visitantes. Na edição do próximo mês de setembro, são esperados 20 mil pessoas.
 
“Depois da Gibicon, foram feitos outros eventos para o público de quadrinhos, sempre com grande sucesso. Movimentamos o mercado local. A prova é que teremos muitos lançamentos de quadrinhos de autores curitibanos nesta edição. Já somos um dos principais eventos do gênero no Brasil”, diz Andriani.

O homenageado da edição é Luiz Antonio Solda, um dos nomes mais relevantes do traço curitibano. Nascido em Itararé, em 1952, Solda, além de cartunista, é poeta e publicitário. Fez dupla de criação com o poeta Paulo Leminski em diversas agências da capital paranaense entre os anos 1970 e 1980. Há 40 anos vive em Curitiba. Atuou em diversos jornais e revistas de Curitiba, como O Estado do Paraná. Também foi colaborador do Pasquim e da revista Bundas.

Convidados

Internacionais
Eduardo Risso e Salvador Sanz (Argentina) David Lloyd (Inglaterra) Kin Jung Gi (Coreia) Jean David Morvan (França)

Nacionais

Danilo Beiruth, Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi, Daniel Esteves, Joe Bennett, Will Conrad, Renato Guedes, Daniel HDR, Laudo Ferreira, Andre Diniz, Erico Assis, Sidney Gusman, Fabio Moon, Carlos Ruas, Will Leite, Fabio Coala, Jal, Gual, Frank Martin, Erica Awano, Sonia Loyten, Paulo Ramos, Ricardo Manhães.

A programação completa estará disponível em breve no site www.gibicon.com.br.

gibicon