Flibi

Terceira Festa Literária da Biblioteca (Flibi) acontece em vários espaços de Curitiba e no interior

A Biblioteca Pública do Paraná realiza entre os dias 22 e 26 deste mês a terceira edição da Flibi, a Festa Literária da Biblioteca. Dalton Trevisan é o autor homenageado do evento, que neste ano conta com mais de 40 convidados e 50 atrações — entre palestras, debates, oficinas, exposições, sessões de cinema, atividades para crianças e apresentações de música e teatro. Pela primeira vez, as ações acontecem também fora da BPP, nos espaços culturais de Curitiba mantidos pelo Governo do Estado e em outros cinco municípios do Paraná (Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu).

1
2

Marçal Aquino Luci Collin

Marçal Aquino, Eliane Robert Moraes, Paulo César de Araújo, Luci Collin e André Sant’Anna são alguns dos convidados já confirmados na festa, que tem curadoria do jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos. Todas as atividades são gratuitas e giram em torno da obra de Trevisan, que completou 94 anos no último mês de junho. “Dalton Trevisan é um dos nossos maiores autores, uma referência. Sua Curitiba e seus personagens estão profundamente enraizados no imaginário coletivo da cidade. Falar do Dalton é falar de nós mesmos. Durante a Flibi, vamos discutir a influência de sua obra em várias linguagens culturais”, explica a diretora da Biblioteca Pública, Ilana Lerner.

Realizada durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Flibi busca sintetizar, em cinco dias, a programação cultural ampla e diversificada que a BPP oferece durante todo ano — dentro e fora do prédio histórico localizado no centro de Curitiba. “Nesta edição, a Flibi se expande para outros espaços e cidades. É uma forma de ampliar e interiorizar o trabalho da Biblioteca, além de criar novas possibilidades de diálogo entre os equipamentos culturais do Estado. Nossa grande festa está cada vez melhor”, afirma Ilana Lerner.