Curtas da bpp

Fotografia para deficientes visuais 

A Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná promove o segundo módulo da oficina de fotografia voltada para pessoas com deficiência visual. O trabalho é ministrado pela fotógrafa Juliana Stein (foto) e acontece uma vez por semana, às quartas-feiras, das 14h às 16h. As inscrições, sem custo, podem ser feitas pelo e-mail inscricaobraille@ bpp.pr.gov.br. O primeiro módulo ocorreu entre abril e dezembro de 2015.


alter

Desenho para crianças 

A Biblioteca Pública do Paraná oferece curso de desenho básico destinado a crianças de 7 a 13 anos. As aulas serão ministradas por Everton Leite às terças-feiras, das 9h às 11h, e às quintas-feiras, das 14h às 17h, na Seção Infantil. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelos telefones (41) 3221-4962 e (41) 3321-4980 ou diretamente na Seção Infantil da BPP. As vagas são limitadas.


Notas da Província 


MAC-MON

Está em cartaz, no Museu Oscar Niemeyer (MON) a exposição “MAC- -MON: um diálogo”, com grandes obras dos acervos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC- -PR) e do Museu Oscar Niemeyer. As curadoras Estela Sandrini, diretora cultural do MON, Lenora Pedroso, diretora do MAC e Sandra Fogagnoli, coordenadora do planejamento cultural do MON, selecionaram obras de grandes proporções, como pinturas, instalações e tridimensionais. O público poderá ver obras de artistas consagrados, como Arcângelo Ianelli, Juliana Stein, Daniel Senise, Eliane Prolik, Emanoel Araújo, Ione Saldanha, Maria Bonomi, Abraham Palatnik, entre outros. No total são 55 obras expostas. Mais informações: (41) 3350 4400. 


O cinema de Back 

O escritor e cineasta paranaense Sylvio Back acaba de ter seus 12 longas- -metragens reunidos na coleção “Cinemateca Back”. Os filmes estão divididos em duas caixas, cada uma com seis DVDs. Especialista em alternar ficção e documentário, Back estreou na direção com Lance maior (1968). Também é autor de Aleluia Gretchen (1976), sobre uma família simpatizante do nazismo que se refugia no sul do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. O longa mais recente de Back é O universo Graciliano (2013), sobre a trajetória do escritor alagoano Graciliano Ramos.


MIS reaberto 

                   Kraw Penas
JJJ


Após 13 anos fechado, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS- -PR) volta a funcionar. O prédio foi reinaugurado em abril e, além da visitação, o publico pode conferir uma exposição com objetos do acervo do museu. O investimento total no restauro foi de R$ 2,16 milhões. Edifício sede do MIS-PR, o Palácio da Liberdade foi construído entre 1870 e 1890. É Patrimônio Histórico e Cultural tombado pelo Estado desde 1977. Já foi sede do governo e também abrigou outros órgãos públicos.


Luís Bueno organiza Santa Rosa 

Reprodução
CAPAS


Um dos principais nomes da história da editoração e do design gráfico no Brasil, Tomás Santa Rosa (1909-56) teve parte de seu trabalho reunido no livro Capas de Santa Rosa. Organizada pelo professor Luís Bueno, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a obra é composta por nove capítulos e detalha os primeiros trabalhos do artista, além de acompanhar o desenvolvimento de importantes coleções e projetos para a divulgação do romance brasileiro. O livro reúne cerca de 300 capas que, até então, se encontravam dispersas em sebos, coleções particulares e bibliotecas.