Curtas da BPP

Roberto Gomes participa do projeto “Um Escritor na Biblioteca”

gomes
Roberto Gomes é o segundo convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. O bate-papo acontece em 8 de maio, às 19h, no Auditório Paul Garfunkel da BPP. Radicado em Curitiba desde 1964, Gomes publicou romances, contos, crônicas e obras infantojuvenis. Recebeu o prêmio Jabuti por O menino que descobriu o sol (1982). Seu mais recente livro é o romance O conhecimento de Anatol Kraft, lançado em 2011. Atualmente, o autor escreve quinzenalmente no jornal Gazeta do Povo.

Retomado há dois anos, o projeto “Um Escritor na Biblioteca” já recebeu mais de 20 autores. Ainda este ano, estarão na BPP os escritores Ronaldo Correia de Brito (junho), Bernardo Carvalho (julho), Michel Laub (agosto), Marcelo Backes (setembro), Paulo Scott (outubro)e Luci Collin (novembro).

 

Mary e Eliardo França conversam com o público infantil no “Aventuras Literárias”

A próxima edição do projeto “Aventuras Literárias” traz o casal de escritores Mary e Eliardo França. O bate-papo acontece no dia 9 de maio, às 15 h, no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. A entrada é franca.

Criadores de diversas obras que fazem sucesso há décadas, Mary e Eliardo fizeram parte do grupo de autores que renovou o cenário dos livros produzidos para crianças nos anos 1970. A parceria com Eliardo começou com O menino que voa, de 1973. Dentre os maiores sucessos de Mary e Eliardo França para o público infantil está a coleção Gato e Rato, vencedora do Prêmio Ofélia Fontes em 1978. A vasta obra da dupla, além de muito premiada, já foi traduzida diversas línguas, como o inglês, o coreano e o chinês.

 

Oficina infantojuvenil

Ernani Ssó ministra a próxima “Oficina BPP de Criação Literária”, dedicada ao gênero infantojuvenil. O curso ocorre entre 12 e 14 de junho. O escritor gaúcho, autor de romances e obras direcionadas ao público infantil, vai selecionar 20 pessoas. Para se inscrever, é preciso enviar um breve currículo e um texto, de no máximo duas laudas, com texto de ficção que recrie a história de João e Maria. O material deve ser enviado, até 31 de maio, para o endereço oficina@bpp.pr.gov.br .