Curtas da BPP

Agentes de Leitura do Paraná

Foto Kraw Penas

agentes
Iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura por meio da Biblioteca Pública do Paraná, o projeto Agentes de Leitura do Paraná teve lançamento oficial dia 19 de fevereiro, em Pinhais, com a presença do Secretário da Cultura, João Luiz Fiani, e do diretor da BPP, Rogério Pereira (foto), entre outras autoridades. A proposta tem como principal objetivo a promoção da leitura e da cidadania, com a formação de 80 agentes que serão multiplicadores em suas comunidades. Além de Pinhais, Apucarana, Foz do Iguaçu e Paranaguá foram selecionados entre os municípios integrantes do Programa Família Paranaense para receber o projeto.

Agentes de Leitura do Paraná II

Além dos agentes, serão beneficiados diretamente crianças, adolescentes e seus familiares, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios selecionados. Eles serão atendidos pelos agentes de leitura nas bibliotecas públicas municipais e em outros espaços do município, por meio de rodas de leituras comunitárias, contação de histórias, promoção de cirandas e movimentação do acervo bibliográfico com o empréstimo de livros, despertando o interesse e o prazer pela leitura.

Acessibilidade em Bibliotecas Públicas

a

Durante o mês de março, a Biblioteca Pública do Paraná vai receber 300 títulos em formatos acessíveis, no caso, audiolivros de gêneros variados. A ação faz parte do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, iniciativa da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). A BPP foi uma das 10 instituições brasileiras contempladas — a OSCIP Mais Diferenças ficou responsável pela execução das atividades.


Acessibilidade em Bibliotecas Públicas II

No dias 15 e 16 de fevereiro, a BPP realizou a oficina “Treinamento sobre Equipamentos de Tecnologia Assistiva” com a finalidade de capacitar a equipe da Seção Braille e outros funcionários e colaboradores da instituição a utilizar os equipamentos de Tecnologia Assistiva (TA). No fim de 2015, a BPP recebeu equipamentos de TA, disponibilizados pelo projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, entre os quais impressoras Braille, linhas Braille (transforma, em tempo real, texto do computador em Braille), lupa eletrônica (amplia as letras e projeta o texto impresso para quem tem baixa visão e/ou idosos), teclado adaptado para pessoa com deficiência, filmes com audiodescrição e scanner com voz (o equipamento registra e transforma texto em voz).