Curtas da BPP

Revista Helena tem evento de lançamento em Londrina
helena

Já está circulando a nova edição da revista Helena, cujo segundo número é dedicado ao Norte do Paraná. O lançamento da revista foi feito em Londrina, no dia 29 de novembro. Criada para ser mais um canal de divulgação da cultura paranaense, o número 1 (que sucede o zero) traz narrativas sobre a influência britânica na colonização do Norte do Estado, a importância do transporte ferroviário para o desenvolvimento regional e a onda de prosperidade proporcionada pelo ciclo do café, ameaçada pelas geadas que a marcaram como cicatrizes. Também resgata a inquietação política e cultural dos primeiros tempos, determinantes para a compreensão de fenômenos atuais. A publicação ainda investiga as mais de 30 etnias que constituíram uma Torre de Babel no sertão paranaense, compartilha o olhar de quem testemunhou momentos fundadores ou cruciais, e não deixa de lado as memórias afetivas de grandes nomes da literatura paranaense ligados à terra vermelha. Com tiragem de 5 mil exemplares, Helena tem distribuição gratuita e é dirigida a bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil.


Novo projeto arquitetônico da BPP

A Biblioteca Pública do Paraná divulgou o projeto de reforma do prédio histórico. O arquiteto Manoel Coelho, responsável por projetos de importantes bibliotecas de Curitiba, foi o responsável pela reformulação do espaço. Entre as mudanças propostas, destaca-se o fechamento das laterias do prédio e a troca de todo o mobiliário das salas. Além disso, o Hall Térreo abrigará um café e um espaço exclusivo para exposições e lançamentos de livros. A seção infantil, que já passou por uma reformulação, também terá novos equipamentos. O custo total da obra será de R$ 7,5 milhões. As fotos do projeto estão disponíveis no site da BPP: www.bpp.pr.gov.br .

BPP recebe último encontro do projeto “De Caso Com a Palavra”

Nos dias 10 e 11 de novembro, a escritora Cléo Busatto, ministra na Biblioteca Pública do Paraná oficinas do projeto “De Caso com a Palavra”. O encontro é voltado aos profissionais de Bibliotecas e mediadores de leitura. O projeto, de autoria de Cléo Busatto, tem o apoio, por meio da BPP, da Secretaria da Cultura do Paraná (Seec). Curitiba é a última cidade do circuito — que envolveu 16 municípios do Estado —, cujo objetivo é transformar os participantes em multiplicadores da leitura. “Mais de 400 pessoas, representando 104 municípios do Paraná, receberam a formação”, explica Cléo. Foram 20 horas presenciais e 20 horas de atividades, onde os participantes elaboraram um relatório de aplicação do que vivenciaram no curso.